Quando falamos em mudanças na sexualidade, geralmente
pensamos que isso só acontece com as mulheres. As alterações mensais
causadas pelo ciclo menstrual são conhecidas por todos. Além disso, a
menopausa que atinge as mulheres durante a maturidade não é segredo para
ninguém.
Mas os homens também sofrem alteração ao longo dos anos. Conversamos
com a psicóloga Marcela Pastana, que é especialista em sexualidade, para
esclarecer algumas curiosidades sobre a sexualidade masculina. Será que
o apetite sexual dos homens diminui com o tempo?Confira essa e outras respostas logo abaixo.
*Mudanças masculinas
Marcela Pastana explica que assim como existe a menopausa para as mulheres, para os homens há um período chamado andropausa, que também corresponde à queda da produção de hormônios no organismo, no caso, a testosterona. Para os homens, essa diminuição acontece de um jeito mais lento do que nas mulheres, por isso os sintomas sentidos por eles são mais suaves: “Não são todos os homens que apresentam sintomas nessa fase, e nem todos tem uma queda hormonal significativa”, explica Marcela. Isso pode acontecer a partir dos 30 anos, e o homem pode ficar mais estressado, com falta de sono, e até mesmo com problemas emocionais. Mas o apetite sexual pode não sofrer alteração alguma.
*Idade x Impotência
Muitos homens e mulheres acabam associando a impotência sexual com o avanço da idade masculina. Marcela considera isso um mito: “Não há impedimentos fisiológicos para que as pessoas mais velhas continuem tendo relações sexuais e sentindo prazer”, afirma a especialista, que explica mais: “Muitas pessoas acreditam no mito de que a atividade sexual cessa com o passar do tempo, e acham que as mudanças fisiológicas que acontecem com a idade são sintomas de impotência. O medo de não conseguir a ereção pode fazer com que alguns homens evitem a relação sexual, para não correrem o risco de se confrontarem com a frustração”, diz Marcela. Na verdade, a disfunção erétil está mais aos fatores emocionais, do que físicos. “De qualquer forma, há tratamento e medicamentos para pessoas que passam por essa dificuldade”, alerta a psicóloga.
*Ajuda feminina
É importante que a mulher se mostre solícita para o seu parceiro nesse período. Marcela alerta que é fundamental deixar de lado o mito de que é preciso ter desejo sexual sempre, ou ter um desempenho excelente. A mulher deve considerar o contexto da relação e também os fatores emocionais do parceiro: “Quando houver dificuldades, não se deve lidar com elas com cobranças”, alerta a psicóloga, e completa “a preocupação pode gerar mais pressões”, o que vai atrapalhar ainda mais esse momento. Seja compreensiva. É só uma fase!
fonte: http://guiaastral.uol.com.br/2011/sexo/como-lidar-com-fase-da-andropausa-masculina/
Obrigada pelo esclarecimento.
ResponderExcluirEu não sabia que nós homens passávamos pela"ANDROPAUSA",VALEU.
ResponderExcluirTHYAGHO
SÃO JOÃO DA BARRA RJ