sábado, 22 de setembro de 2012

QUANDO O DINHEIRO VIRA FONTE DE BRIGAS ENTRE O CASAL…




QUANDO O DINHEIRO VIRA FONTE DE BRIGAS ENTRE O CASAL… (para refletir)

Quando a gente ama não pensa em dinheiro, só se quer amar, se quer amar, se quer amaaaaaaaaar!”, já cantava o saudoso Tim Maia… E quem há de negar? Realmente, quando a ge
nte está apaixonado, não liga pra essas coisas…

Mas a verdade é que o cotidiano do casamento não é nenhum conto de fadas em que a gente fica permanentemente no êxtase da paixão, como o Tim Maia está nessa música. E é nesse dia a dia, com suas contas a pagar, imprevistos e desempregos, que o dinheiro pode virar uma fonte de brigas entre o casal.

Na alegria e na tristeza, amor não paga conta de luz. Quando falta dinheiro, a coisa encrenca. A gente acaba tendo que cortar gastos e, apesar de todos aqueles que são comuns aos dois (habitação, transporte, alimentação), sempre tem os gastos que são individuais.

Salão de beleza, happy hours, roupa, academia. O que é indispensável para um pode ser considerado supérfluo pelo outro. Como escolher do que abrir mão? É aí que o conflito mora. Um fica chateado que o outro queira cortar algo que considera essencial, enquanto o outro fica chateado por sentir que está sendo o único a fazer sacrifícios.

Isso sem contar que aquele que ganha mais (ou aquele que continua empregado, quando o outro está sem nada), pode se sentir sobrecarregado por ser o reponsável pelo orçamento doméstico. E o medo de o outro não estar se esforçando o suficiente pra arrumar algo novo? Por outro lado, aquele que está desempregado fica sob pressão e sente que está decepcionando o outro.

Dinheiro é ponto sensível. Todo mundo aqui sabe o quanto sua para ganhar o seu e como é ruim sentir que não consegue usar o fruto do seu trabalho para fazer/comprar coisas que gosta.

Que situação! É nessa hora que o amor e o companheirismo são tão importantes. A gente não pode ser inocente ao ponto de achar que só pelo fato de os dois se amarem tudo vai ficar bem. Mesmo se amando, a gente precisa se esforçar.

Não importa qual dos dois ganha menos ou está desempregado. Atravessar essa situação juntos, de mãos dadas, é um dos segredos para fortalecer o casamento e sobreviver à crise! É preciso exercitar a paciência, o respeito, o espírito de equipe e a confiança para chegar ao fim do túnel sãos e salvos! Não é fácil, mas quem disse que seria, né?

Um comentário:

  1. geralmente quando o $ é curto, o amor sai correndo pela janela e não volta mais rsrs

    ResponderExcluir