terça-feira, 10 de setembro de 2013

COMO ESTÁ SUA VIDA AMOROSA?



QUAL A REAL RAZÃO DOS SEUS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS



Indagar sobre sua vida amorosa é uma maneira rude de se começar o assunto. Por outro lado, chega rapidamente àquilo que interessa: como você está vivendo sua vida exatamente agora.
Este artigo está repleto de questões rudes, provocantes, para ajudá-lo a olhar honestamente para você mesmo. Embora olhar honestamente possa ser difícil e às vezes doloroso, a recompensa vale a pena porque ver como realmente se é constitui o primeiro passo para a resolução. 

O medo da dor deixa-nos cegos ao objetivo da cura. Apenas vendo nossos problemas claramente e experienciando-os podemos fazer algo a respeito deles. Existe realmente um caminho para chegar a uma vida melhor do que aquela que conhecemos, não importa o quanto tenhamos cedido ao desespero — ainda que apenas periodicamente. Há uma solução. Outras pessoas tomaram esse caminho e prosseguiram suas vidas com paz e realização, sem conflitos internos ou ansiedades. Você também é capaz.

A solução começa respondendo-se às perguntas:

Como é sua vida amorosa?

Você tem pessoas amorosas, afetivas, em sua vida?
Pessoas que o conhecem bem e o amam?

Pessoas que você conhece bem e cujo amor retribui?

Esse círculo de amor está se expandindo conforme você conhece novas pessoas?

Você dá e recebe amor facilmente de pessoas de ambos os sexos?

Existe alguém especial com quem você compartilha a vida sexual que deseja?

Acima de tudo, você ama a você mesmo?

Você gosta de você totalmente e sente-se à vontade com a pessoa que é e a maneira como vive? Ou está em conflito com você mesmo, gostando de você às vezes e não gostando o resto do tempo?

Você é capaz de propiciar compaixão e compreensão a você mesmo quando está longe da perfeição?

Você dá a você mesmo e também aos outros?

Se as coisas não estão como você quer, você sabe por que?

Se você não está atraindo as pessoas que deseja, sabe o que está errado?

Quantas pessoas que foram importantes na sua vida há 5 anos ainda se relacionam com você?

Quantos daqueles que são importantes para você agora ainda estarão com você daqui a um ano? Você realmente aprecia as pessoas com as quais convive e aquilo que faz?

Sua vida é como você gostaria que fosse?

Pense um momento nas respostas às perguntas acima ... Se você está feliz, sem nenhuma restrição, com o que veio à sua mente quando leu as perguntas, e a sua vida amorosa é linda, isso é maravilhoso. Pois a sua vida é provavelmente uma grande e gloriosa aventura de realizações físicas, intelectuais, emocionais e espirituais. Você sabe dar e receber amor.


Se essa não é a sua experiência, então você está entre os infelizes. Para você, algo está errado — terrivelmente errado. O amor que você sonha jamais se toma realidade. Você encontra, toca de leve e prossegue, como uma pedra passando por sobre a água parada. Ou você inicia relações amorosas que começam bem, mas finalmente se diluem, mais cedo ou mais tarde. Suas relações conjugais tampouco estão indo bem. Aquilo que foi um dia o ápice de suas esperanças de amor está se tomando cada vez mais um campo de batalha. Mesmo os melhores casamentos entre pessoas "saudáveis" estão se desfazendo, seja pelo divórcio ou por existirem apenas nominalmente. Maridos, esposas, amigos, amantes, irmãos, irmãs, pais e filhos estão procurando no escuro e se perguntando: "O que aconteceu com o amor? Seria apenas uma fantasia infantil?"

Certamente não é isso. Aquela vida amorosa que você desejou, ou lutou em vão para criar, não é apenas um sonho da juventude idealista. O amor não é somente uma palavra. Realmente é possível amar e ser amado sentindo-se realizado, não apenas por um momento, mas por toda sua vida.

O amor não é apenas possível, ele é natural. Nós fomos criados para o amor e para amar. Nada é mais real do que o amor; nada é mais doloroso do que a sua ausência. Para completar o problema, o amor parece estar em todo lugar à nossa volta. Nós vemos, ouvimos e lemos a respeito do amor (ou de seus substitutos) quase em toda parte. Essa estimulação sutil ou explícita ajuda a criar um intenso desejo de experimentar amor. Nós queremos amar, e queremos ser amados — não adianta negar, até para nós mesmos.
Tudo isso serve para aumentar nosso desapontamento e frustração por não conseguir amor. Com tudo que está sendo escrito e dito sobre o amor e as relações humanas, estamos bem informados sobre a necessidade do amor e as conseqüências de não alcançá-lo. Sabemos que precisamos amar a nós mesmos e aos outros de forma mais genuína. Ouvimos falar sobre isso em sermões, no rádio, vemos no cinema, na televisão, lemos sobre isso em livros e revistas. A idéia nos rodeia há muito tempo. Qualquer pessoa que não esteja vivendo numa caverna ou numa ilha deserta pode contar-lhe que, como diz a canção, o que o mundo precisa é amor.

Se o amor é difícil de achar, não é por falta de procurar. As pessoas se esforçam diligentemente para conseguir amor. Uma maneira comum é tornar-se atraente, permanecer em lugares onde se encontram outras pessoas que procuram, e esperar que a pessoa certa apareça. Freqüentemente as pessoas fazem isso enquanto se enganam, dizendo que o amor depende de achar a pessoa certa, com uma mistura atraente de boas qualidades e com o mínimo possível de más.

"Se ao menos eu pudesse achar uma moça bonita, com inteligência e senso de humor", ele diz a si mesmo brincando, "seria fácil amar".

"Se ao menos eu pudesse achar um homem carinhoso que sabe ganhar a vida e quer constituir família (ou não quer)", ela engana a si mesma, "amar não seria uni problema".

A imagem popular do homem e da mulher ideal varia conforme a época. No entanto, o engano que está por trás desse tipo de atitude é que até encontrarmos alguém que satisfaça nossas expectativas, temos que excluir o amor do mundo.

A variedade e a mobilidade das pessoas em nossos grandes centros urbanos apenas perpetua as falsas esperanças daqueles que procuram alguém "lá fora" para libertar o amor que há dentro deles. Embora seja verdade que cada novo dia é uma nova oportunidade para encontrar aquela pessoa "maravilhosa" que fará o sonho acontecer, também é verdade que para aqueles que não são capazes de amar, cada novo dia provavelmente será uma repetição do vazio e da decepção já familiares. A vida freqüentemente se toma uma luta quando começamos com uma falsa suposição e tentamos transformá-la em realidade. Isso é auto-engano.
O amor depende de você, não dos outros. Se a sua vida amorosa é horrível, não é porque... (complete com qualquer desculpa que você esteja dando para você mesmo: "É difícil conhecer pessoas", "não sou suficientemente atraente", "não tenho dinheiro suficiente", "não gosto de ficar pelos bares conversando fiado", "não há ninguém por aqui que seja meu tipo", "ninguém quer uma mulher divorciada com filhos", e assim por diante). É porque você está incapaz de acontecer para você mesmo, incapaz de ser e expressar sua verdadeira natureza, de liberar amor em tudo o que faz.


Adaptado de "Terapia da Quadrinidade" de Bob Hoffmam

Nenhum comentário:

Postar um comentário