domingo, 29 de setembro de 2013

LAVE O PINTO - SAÚDE DO HOMEM



No Brasil, o câncer de pênis representa cerca de 2% do total das neoplasias do homem, tendo também aqui no país uma das maiores incidências do mundo. Mas poderia ser facilmente combatido com o uso de dois itens simples e ao alcance de todos: água e sabão. Trata-se do câncer de pênis, que é cinco vezes mais comum nas regiões Norte e Nordeste em comparação ao Sul e Sudeste e bem mais perigoso do que se pode pensar. “Não existe apenas o risco de amputação do pênis, mas também o de que a doença se espalhe (metástase) mesmo após o tratamento.
Os mais afetados são os homens de baixa instrução, com hábitos precários de higiene íntima e que têm péssimas condições de vida sócio-econômica.
Os principais fatores de risco para a doença são a má-higiene íntima, fimose e infecções locais de repetição ou indevidamente tratadas. O sinal de alerta é dado a partir da presença de uma ferida no pênis ou virilha que não cicatriza e que pode eliminar secreções e exalar mau cheiro. Outros sinais são: manchas persistentes (principalmente as esbranquiçadas); inchaço; vermelhidão e coceira que não cedem com o tratamento.
A prevenção se dá por meio da visita ao urologista assim que for notada uma lesão no pênis que não cure no prazo de 15 dias – o que nem sempre acontece (“A partir da primeira lesão suspeita, os homens levam de um a quatro anos para procurar ajuda”). A prevenção também pode ser feita a partir da higiene do órgão genital com água e sabão (ou sabonete) na hora do banho ou após o ato sexual – um hábito que deve ser porto em prática desde cedo.
O uso de preservativos nas relações sexuais também é importante, uma vez que o HPV está presente em cerca de metade dos homens que desenvolvem câncer de pênis.

fonte: so enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário