segunda-feira, 29 de julho de 2013

MINHA MÃE ME TRATA COMO CRIANÇA



As mães, em geral, têm muita dificuldade em aceitar que os filhos já cresceram e que, portanto, a relação tem de ser mudada. A relação com uma criança se caracteriza sobretudo pela proteção, uma vez que ela ainda não tem conhecimento e treino necessário para lidar com as dificuldades da vida. Os pais decidem no seu lugar e determinam constantemente o que é certo, o que deve ser feito e o que tem de ser evitado.

O relacionamento com o adulto, ao contrário, baseia-se na liberdade. O filho adulto deve decidir por si mesmo, tem de assumir os riscos de suas ações, tem o direito de atender seus próprios desejos e tem o direito inclusive de errar e aprender com os próprios erros. As mães, principalmente as ciumentas, não querem se tornar dispensáveis e insistem em manter com os filhos, mesmo adultos, a relação de domínio, de determinação e de controle. Isso cria uma tensão desnecessária, um atrito entre mãe e filhos, aumentando no filho sentimentos de ansiedade e culpa. E para piorar, os pais que ignoram a autonomia dos filhos acreditam ser amor essa preocupação excessiva e o desejo que os filhos façam aquilo que eles, pais, imaginam ser o melhor para a outra pessoa. Não tiveram a humildade de sair do amor-proteção para o amor-liberdade.


Qualquer indivíduo, à medida que cresce, deve ir se tornando pessoa, cuja marca fundamental é a sua autonomia, ou seja, a capacidade de assumir a própria vida escolhendo os acertos e os erros de sua existência. E já que a liberdade é a condição necessária para a felicidade, os pais controladores estão lutando contra a paz interna e a tranquilidade dos filhos. Por isso, o leitor diz: “Não aguento mais”. O que ele ignora é que não adianta reclamar da mãe, se ele aceita a relação infantil proposta pelas ações maternas. Ele, e somente ele, pode tomar atitudes que resolvam o problema.


E por que os filhos têm tanta dificuldade em barrar a atitude controladora dos pais? Por causa de dois sentimentos que também foram apreendidos na relação pais e filhos: culpa e pena. Trabalhar esses dois sentimentos adoecidos é que possibilitará ao leitor dar um basta na tentativa materna de conservar uma relação que já se esgotou e que lhe faz mal. Não faz sentido colocar um casaquinho de um menino de 8 anos em um adulto de 30, mesmo que ele esteja morrendo de frio. 

fonte:http://aqui.uai.com.br/app/noticia/colunas/antonio-roberto-e-voce/2012/03/23/interna_antonioroberto,8009/minha-mae-me-trata-como-crianca.shtml

9 comentários:

  1. Anônimo7/29/2013

    Esse post foi pra mim, estou vivendo um inferno, tenho 49 anos e meus pais me tratam como bêbê, não estou aguentando mais, estou sufocado e eles fazem chantagem comigo só pq estão velhos. O QUE DEVO FAZER? Estou perdendo a minha vida e perdi a mulher que amo. ME AJUDEM POR FAVOR !!!
    ELCIO CAMPINNAS

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/29/2013

    Eu acho que as mães de filho homem devem lembrar do bom e velho ditado: "Quem casa um filho PERDE O FILHO, quem casa uma filha, ganha um filho". E não há o que fazer: nora e sogra raramente vão se gostar, pois geralmente haverá disputa. Portanto, mães, deixem os seus filhos homens em paz, pelo bem do casamento deles.
    vc abriu meu amigo de seu grande amor, tenho que te perguntar: vc transa ou faz amor com quem?
    49 anos me poupe....
    LUIZA. SP

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/29/2013

    Solução : "Mãe, procure ajuda especializada (Psicólogo/Psiquiatra) e me INFORME quando estiver melhor ! "
    Renata SERGIPE

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/29/2013

    O q vc faz?Mude-se correndo dai!Meu Deus!A culpa é sua por sempre ceder às vontades dela meu bem.
    Felipa-SC

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/29/2013

    Se você tem condição de se mudar dai, mude! Vai perder seu amor por causa da sua mãe? Você já parece estar sem paciência com ela, imagine se fosse a sua sogra fazendo isso!
    Está na bíblia o homem deixará pai e mãe e se unirá a mulher e os dois formarão uma só carne.. (adoro essa passagem, Deus já entendia de sogra e mandou seu recado! )
    E deixar pai e mãe não é só sair da casa, é deixar também a proteção e passar a viver sua vida longe de pitacos alheios, marido e mulher devem se entender sozinhos..Nen sei se o amor de sua vida era esposa ou namorada.

    Diga obrigada pela preocupação e conselhos, mas você fez do seu jeito quando foi mãe e agora vou fazer do meu jeito, com certeza vou acertar e errar várias vezes e isso vou descobrir juntos como um casal ou sozinho já que perdeu amulher que ama!
    Enquanto vc não sai dai você tem sim que colocar limites a sua mãe e isso cabe a você e a mais ninguém…
    Octávio
    DF

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/30/2013

    A pessoa que é de deus ela confia na vitória e sabe que isso é o inimigo querendo agir. SEJA FORTE E PERSEVERANTE !!!
    GUILHERME
    RJ

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/30/2013

    Confie em JESUS. Ele disse aos Seus discípulos: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5)
    ANTÔNIO- MACAÉ- RJ

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/30/2013

    Passei pelo mesmo problema e minha esposa foi embora e foi a pior coisa que fiz na minha vida, enfrentei a minha familia e trouxe ela de volta e ela começou a orar e pedir a DEUS para mudar aquela situação e hoje para honra e glória do SENHOR JESUS EU E MINHA FAMÍLIA SERVIMOS AO SENHOR.
    André - Fernando de Noronha

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/30/2013

    MÃE É MÃE, TRAGA SUA COMPANHEIRA DE VOLTA E LUTEM JUNTOS.
    CORAÇÃO DE MÃE COM O TEMPO AMOLECE.
    Geraldo-CEARÁ

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG