sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A NECESSIDADE DO DIÁLOGO



Vivemos em um mundo onde as preocupações cotidianas excedem os momentos de lazer e de paz, o excesso de problemas e preocupações acabam fazendo esquecermo-nos de exteriorizar, mesmo que para nós mesmos, os nossos pensamentos.
Esquecemos ou nos privamos de falar, mais precisamente de dialogar, expor nossas opiniões a outros indivíduos e a nós mesmos. Falar é importante, conversar, citar, explicar, porque quando falamos exteriorizamos o que sentimos e pensamos, entre outras coisas é uma forma de dar a nosso semelhante à possibilidade de nos compreender.

Nós, seres-humanos somos os únicos seres viventes dotados da fala, com a capacidade consciente de dialogar, e porque esquecemos ou não utilizamos isso em nosso benefício? Porque as pessoas enfrentam problemas de diversas ordens simplesmente por terem medo de falar? É comum ao terapeuta ouvir de seus clientes narrativas diversas onde entendemos em uma analise simples que falta o dialogo: São relacionamentos emocionais, profissionais, impasses entre familiares e tantas outras questões.

Conversar é tão importante quanto sorrir, é um exercício pessoal que pode entre outras coisas ajudar no autoconhecimento, a palavra tem um poder conhecido desde a bíblia, o diálogo entre duas pessoas pode por fim a impasses diversos.


Em um relacionamento normal ocasionalmente ocorrem questões onde os indivíduos acabam adotando atitudes que magoam direta ou indiretamente o companheiro, e é realmente muito comum que a parte magoada acabe por absorver o sentimento, sem expor o que aconteceu, sem citar, sem conversar, sem dialogar.

É são essas situações do dia-a-dia, causadas pela falta de comprometimento no dialogo que acabam gerando situações de desequilíbrios diversos, desequilíbrios esses que poderiam ser evitados, ou pelo menos minimizados, se todos tomassem como atitude primordial DIALOGAR.

Fale. Fale sem medo. Fale o que sente, fale o que precisa ser falado, esclareça o que precisa ser esclarecido. Fale sobre seus problemas, sobre seus sentimentos, sobre seus sonhos, sobre suas metas, fale sobre seus medos, não tenha vergonha de falar, não tenha medo, fale com você mesmo, com seus amores ou mesmo com seus desafetos, pois apenas falando terá a oportunidade de entendimento.

Dialogar precisa ser um hábito! De autoconhecimento, pois dialogar com você mesmo vai ajudar a obter o autocontrole de suas ações. Um hábito profissional, pois dialogar com seus chefes ou amigos de trabalho vai ajudar a construir um ambiente saudável, livre da insegurança e dos medos comuns. Um hábito que vai tornar sua vida muito mais agradável, muito mais estruturada.

O dialogo é uma via de união pessoal, que pode vir esclarecer sentimentos, expor expectativas ou interesses. Em um diálogo é possível conhecer e respeitar as opiniões alheias e é possível tornar relações verdadeiras e porque não duradouras?

O dialogo ainda é o alicerce para os relacionamentos de qualquer tipo, conversar diariamente e evitar o acumulo de situações desagradáveis, auxiliando a dissolver energias e sentimentos negativos.

Deus nos deu o dom da fala, exclusivo a nossa espécie, e a única forma de agradecer é usar isso para tornar nossa vida melhor.

fonte: http://toquefeminino.com.br/mulhersaudavel/?setor=17&id=198

Nenhum comentário:

Postar um comentário