quinta-feira, 25 de abril de 2013

DIA DO AMOR

O que é significa a palavra Amor?

A palavra amor  vem do latim e pode significar diversas coisas na língua portuguesa, como, por exemplo, compaixão, afeição, misericórdia, assim como inclinação, apetite, paixão, querer bem, conquista, desejo, libido, satisfação, entre outras.
O principal conceito sobre o amor é a formação de uma união, um vínculo emocional com uma outra pessoa ou objeto que possa ser capaz receber o sentimento amoroso e também enviar esses estímulos sensoriais e psicológicos para obter essa manutenção e motivação de ambas as partes, ou seja, a conquista e o ser conquistado.



*Características do Amor 
O amor pode ser caracterizado de várias formas como, por exemplo, o amor platônico, amor físico, amor a Deus, amor materno, amor à vida, em todos os sentidos também temos o amor próprio, ou seja, do caráter da própria pessoa e o amor que motiva a amar,
ou seja, amar ao próximo, quer bem ou agir em prol daquela pessoa.


O Dia do Amor assim como no Brasil ou também em outros paises é comemotado o Dia dos Namorados ou também Dia de São Valentim que é uma data muito especial onde se comemora a união amorosa, o amor entre as pessoas, sendo comum a troca de presentesentre eles, além também de amor e muito carinho.
Aqui no Brasil se comemora no dia 12 de junho.

Em Portugal, França, Estados Unidos e Inglaterra, essa data é comemorada há poucos anos, porém em uma outra data, no dia 14 de Fevereiro.



Artur da Távola
A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. É o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido. Afinidade é não haver tempo mediando a vida. É uma vitória do adivinhado sobre o real. Do subjetivo para o objetivo. Do permanente sobre o passageiro. Do básico sobre o superficial. Ter afinidade é muito raro. Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas. O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade. Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. É ficar conversando sem trocar palavras. É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento. Afinidade é sentir com. Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo. Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado. Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios. Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo. É olhar e perceber. É mais calar do que falar, ou, quando é falar, jamais explicar: apenas afirmar. Afinidade é jamais sentir por. Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo. Mas quem sente com, avalia sem se contaminar. Compreende sem ocupar o lugar do outro. Aceita para poder questionar. Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar. Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças. É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidade vividas. Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar. E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.




4 comentários:

  1. Anônimo4/25/2013

    As pessoas gostam de dizer “eu te amo” é simples demais falar esse tipo de coisa, poucos tomam os devidos cuidados com essa frase.
    Amor é algo tão simples. É o sentimento mais lindo do mundo, mas ele vem com entrega,atos,palavras e gestos.
    Pessoas que amam de verdade fazem de tudo pela pessoa amada. Nesse blog podemos compreender o que é o amor verdadeiro, ele não se acaba.
    Parabéns para vcs e pela maravilhosa postagem.
    Carlos - Brasilia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/25/2013

    NÃO DEIXE O AMOR PASSAR

    Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
    Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
    Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
    Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

    Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.
    CINTIA RJ

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/25/2013

    O amor é…

    …um lugar onde o coração descansa e vive em paz.

    …um ponto onde a tempestade não alcança.

    …um lugar onde existe o conforto em épocas de dificuldade.

    …um espaço onde aquele sonho solitário vira uma realidade a dois.

    …um sentimento que tem delicadeza, e dá saudade.


    ...o amor pode é leve, alegre, gentil e representa toda a felicidade que existe na face da terra, colocando o riso nos olhos e a esperança na alma.

    Rudenbergue

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/25/2013


    Minha doce companheira Luciana
    Amor é algo que se sente
    Amor é algo que se sente independente da vontade de alguém e é um sentimento muito pessoal é como uma impressão digital por isso não existirão nunca dois amores iguais.
    Amor não é para ser entendido nem correspondido;
    Amor é para ser vivido compartilhado.
    Nunca cobrado,
    Sempre oferecido.
    Ao mesmo tempo em que se parece com um pássaro arredio e desconfiado,
    porque parece nos abandonar as vezes sem que nos tenhamos dado conta.
    Amor é muito confundido,
    às vezes por não conhecermos a fundo o nome de outros sentimentos
    confundimos muito do que sentimos com amor ou com a falta dele.
    Mas é impossível.
    Sem ele não há vida,
    não haveria sorrisos,
    nem tantas outras coisas que julgamos boas,
    mas que só existem por causa da existência do Amor…
    O amor pode ser um oceano, um céu ou um devaneio…
    O amor é estar, é sentir, é crescer, é pensar…
    O amor é viver…
    E vivo para amar você !!!
    SEU ESPOSO FELIPE - SC
    Obrigado pelo blog, está nos ajudando muito.

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG