segunda-feira, 1 de abril de 2013

SENTIR DOR NA HORA H - é um sinal de que algo não vai bem na saúde



Desconforto no sexo pode ser causado desde doenças vaginais até distúrbios psicológicos

Quando o sexo não é sinônimo de prazer, é sinal de que há alguma coisa errada.  Sexo com dor não é normal. O desconforto pode ser causado desde doenças vaginais até distúrbios psicológicos. “A relação muitas vezes pode ser dolorosa. A dor pode ser causada por patologias ginecológicas e alterações da resposta sexual da mulher”, avalia a ginecologista Maria Letícia Fagundes.
As patologias que podem provocar dor durante a hora H são tumores uterinos e vaginais, doença inflamatórias pélvicas e vaginites, segundo a ginecologista. Portanto, não há porque ter vergonha ou omitir esta informação.  “A dor pélvica pode ser o primeiro sinal de que há algum problema. Todas estas doenças são avaliadas na consulta anual com o seu ginecologista. Daí a importância de consultas periódicas. A queixa na hora da consulta é fundamental. A dor pode ser um sintoma de uma patologia”, explica Fagundes.
Doenças vaginais provocadas por bactérias ou fungos podem ser adquiridas através do contato sexual. “Cerca de 2% das mulheres possuem doenças inflamatórias pélvicas. O contágio mais comum é através da relação sexual.  As bactérias mais recorrentes são chlamydia e gonococo. Muitas vezes elas são silenciosas, mas podem também causar inflamação das trompas, podendo levar à esterilidade”, alerta.
O incômodo também pode estar relacionado à vaginite, inflamação dos tecidos da vagina causada por microorganismos. “É muito comum. Queixa frequente no consultório. Os sintomas são coceiras, ardências na hora da penetração e dor”, aponta Fagundes, lembrando que estes sintomas podem interferir na vida sexual da mulher.
A falta de lubrificação também pode provocar desconforto durante a penetração, por isso, a importância da estimulação nas preliminares, de acordo com a especialista. “Dentro da resposta sexual, a mulher tem que passar por quatro fases: excitação, lubrificação, relaxamento da vagina com aumento das dimensões, até chegar ao orgasmo. Quando alguma fase não acontece, a mulher sente dor”, explica Fagundes, orientando a busca de um especialista como sexólogo neste caso.
http://www.bolsademulher.com/sexo/sentir-dor-na-hora-h-e-um-sinal-de-que-algo-nao-vai-bem-na-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG