quinta-feira, 15 de novembro de 2012

QUEM AMA AGUENTA O RONCO ?


 Ao pensar em estar com a pessoa que ronca ao seu lado, pense se aquele ronco te faz sorrir (ou gargalhar), se aquele pé gelado encostando na batata da sua perna é detalhe pequeno de vocês dois, se tudo que possa te irritar daqui a uns anos ainda vai te encantar e fazer sorrir dois minutos depois da irritação. Pense se o motivo pelo qual você quer ter aquela pessoa ao seu lado é o motivo principal pelo qual você está com ela: por simplesmente amar, por ser simplesmente amor.

Acredite, você vai ser mais feliz por ter escolhido o amor.

Ronco não é doença, mas tem que tratar

A hora do sono é um dos momentos mais especiais do dia, é a hora de relaxar e recompor as energias, para que o dia seguinte seja repleto de vigor.  Mas ainda que seja mágico para uns, a madrugada pode ser o desconforto de outros se houver o barulho incômodo do ronco.  Há pessoas que acordam com o som do próprio ronco ou que não conseguem dormir por causa do ronco do parceiro. Seja qual for o caso, se está atrapalhando o sono, o melhor a fazer é procurar ajuda médica, pois a falta de tratamento pode aumentar a proporção do barulho com o decorrer dos anos.
O ronco pode ser causado por diversos fatores, como obesidade, envelhecimento e, pasmem, até mesmo língua grande ou o formato da mandíbula, por dificultar a passagem de ar. Exceto pelo desconforto e incômodo, o ronco não significa problemas de saúde, a menos que evolua para apnéia.


Abaixo uma parte da matéria publicada no Portal R7, para esclarecer os mitos e verdades sobre o ronco.

1) O ronco é uma doença?
Mito. O ronco por si só não causa nenhum dano à saúde, além do barulho. Mas o ronco pode, em alguns casos, causar fragmentação do sono ou ainda vir acompanhado de apneia do sono. Nessa situação, a pessoa já está enfrentando problemas de saúde e precisa procurar um especialista.
Quando o paciente só ronca, algumas medidas comportamentais já são suficientes, como atividades físicas e perda de peso. Mas quem ronca pelo menos quatro vezes por semana precisa investigar as causas do problema.
- A pessoa com ronco pode não se tratar, mas tem que ter acompanhamento [médico] ao longo dos anos.

2) A apneia do sono é uma consequência do ronco?
Mito. A apneia não é uma consequência direta do ronco. Há pessoas que apenas roncam, outros que têm somente a apneia e há também quem sofra dos dois problemas.
No entanto,  o ronco pode se transformar em apneia do sono por causa do envelhecimento da pessoa.
- O ronco é um problema evolutivo. Uma pessoa que ronca por 20 anos e não se trata pode vir a ter apneia.

3) O ronco afeta mais quem dorme de barriga para cima?
Verdade. Ao dormir de barriga para cima, a língua pode cair para trás e dificultar a passagem do ar pela faringe. Com um espaço mais reduzido, o ar passa de forma mais rápida, causando o ronco. Se a língua da pessoa for muito grande, a passagem de ar pode ser totalmente obstruída, o que causa a apneia do sono.
Especialistas alertam, no entanto, que a pessoa pode roncar em qualquer posição.

4) A forma do pescoço e da língua pode causar ronco?
Verdade. O ronco e a apneia do sono podem ser causados por diversas razões, entre eles problemas craniofaciais, como tamanho e posição da língua, formato da mandíbula, flacidez dos músculos da garganta e gordura na região do pescoço.

5) O ronco indica que a pessoa teve sono profundo?
Esse é um dos maiores mitos sobre o sono. Apesar de o ronco não ser um problema de saúde, a pessoa pode ser despertada pelo próprio ronco. Assim, a pessoa não descansa e acaba acordando com sono e indisposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG