domingo, 11 de novembro de 2012

MAU HUMOR



A DOENÇA DO MAU HUMOR
Se uma nuvem pesada de impaciência e irritação ronda seus dias e nada lhe dá prazer, cuidado! Esses sintomas constantes caracterizam a distimia, um transtorno mental que se manifesta por um eterno descontentamento
POR ALEXSANDRA FARIAS / FOTOS FERNANDO GARDINALI


Irritação, raiva, cara feia: quem nunca sentiu esse desconforto, essa sensação de explosão iminente? Perder a esportiva quando o carro quebra no trânsito ou quando o craque do seu time de futebol desperdiça um pênalti é normal. No entanto, se este estado de espírito ranzinza for rotineiro, independentemente de ocorrer algo bom ou ruim, o diagnóstico pode ser distimia - ou simplesmente a doença do mau humor. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3% da população do planeta - cerca de 180 milhões de pessoas - sofrem com esse distúrbio. Trata-se de um transtorno mental que se manifesta por um eterno descontentamento. O distímico tem sentimentos de pessimismo e inadequação, angústia, autocrítica exacerbada, baixa auto-estima, cansaço constante, ceticismo, desesperança, preocupação, não sabe lidar com frustrações, sente-se preterido, rejeitado, raivoso...
Lembra muito o temperamento do personagem Saraiva - criado pelo comediante Ary Leite, na década de 50, e atualmente interpretado pelo ator Francisco Milani no programa Zorra Total, na Rede Globo -, que leva a vida excessivamente a sério, bradando o bordão 'Tolerância Zero'. "A distimia é um tipo de depressão com sintomas leves ou moderados que persistem por pelo menos dois anos consecutivos. Atinge todas as faixas etárias, classes sociais e sexos. Em geral, começa no início da vida adulta", afirma o psiquiatra Ricardo Alberto Moreno, coordenador do Grupo de Doenças Afetivas (Gruda), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
Mais sujeito a distúrbios

Desencadeado por um desequilíbrio na atividade química do cérebro, o problema se instala sem avisar. "Ele provoca uma mudança lenta de comportamento. O distímico desenvolve normalmente suas atividades diárias, continua trabalhando, porém com baixo rendimento", explica o psiquiatra Aderbal Vieira Jr., da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Não se detecta distimia em exames de sangue, tomografias ou ressonâncias magnéticas. Somente um especialista é capaz de diagnosticar o mal através de uma avaliação psiquiátrica, ou seja, uma averiguação do comportamento de cada pessoa e sua resposta a estímulos. "A doença surge por vários motivos, entre eles a vivência de situações desgastantes no dia-adia. Se seu início for precoce, ou seja, antes dos 21 anos de idade, ela é considerada hereditária. Quando ocorre mais tarde, está associada a fatores de ordem biológica, física, psicológica ou social. Indivíduos submetidos a estresses constantes, por exemplo, podem adquirir a doença com o passar do tempo", conta Moreno.
Mas como diferenciar uma pessoa distímica da mal-humorada comum? A resposta vai além da cara amarrada. Aquela que sofre com a patologia não tem capacidade psicológica de modular seu humor - sempre inadequado à situação real e com intensidade e duração prolongadas. Em outras palavras: não depende de força de vontade ou de pensamento positivo. "Costumo dizer que é uma doença que interfere diretamente na qualidade de vida de seus portadores. O distímico anda sempre de mal com a vida, mesmo sem motivos aparentes. Nada está bom e tampouco o deixa feliz. Para piorar, são mais suscetíveis a desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, distúrbios imunológicos e problemas na sexualidade por falta de libido", alerta a psicóloga Aziran Souza de Magalhães, do hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Também podem apresentar dificuldade de atenção, concentração e raciocínio, alteração do apetite e sono e queixas físicas, como náuseas, enxaqueca, dores nas pernas e estômago, prisão de ventre e diarréias.
Quando não tratado, o distímico corre o risco até de morte por abuso de álcool e drogas ou suicídios. "A doença ainda pode evoluir para a chamada depressão dupla, isto é, quando o paciente passa a apresentar quadros depressivos mais graves", diz o psiquiatra Elko Perissionotti (SP).


DICAS PARA ELEVAR O ASTRAL
Dedique-se regularmente a atividades de lazer, trabalho e sono
Alimente-se de forma adequada
Pratique exercícios físicos
Tenha relações íntimas e de confidência
Evite o uso excessivo de substâncias que estimulam o cérebro, como álcool, café, cafeína e tabaco
Terapias complementares, como acupuntura, podem ajudar
Apaixone-se!
FONTE: RICARDO ALBERTO MORENO, ADERBAL VIEIRA JR. E ELKO PERISSIONOTTI, PSIQUIATRAS

fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/15/artigo9200-1.asp 

FICA AQUI UMA DICA:  

Vivα, αme, pense, sorria ...
O importαnte é αproveitαr todos os momentos que
a vida lhe proporciona, principalmente se você for previlegiado(a) de estar com alguém bem humorada ao seu lado.
Entαõ sintα α VIDA, e VIVA dα melhor mαneirα
possível! 
Para você não ficar sozinho(a), desolado(a) ou
dentro de uma sala fazendo terapia.
 

Um comentário:

  1. Anônimo11/11/2012

    Tudo começa com um pensamento funcional (bom pensamento), este pensamento faz com que nossa estrutura cognitiva interprete a pessoa ou situação ao nosso redor de forma positiva. A partir daí, o cérebro, através da sua atividade, libera para o corpo sensações de bem-estar, como resultado, sorrimos. Por isso, preste atenção nos seus pensamentos, eles são responsáveis por nossas sensações e sentimentos.
    Viviane - SP

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG