domingo, 18 de novembro de 2012

PROBLEMAS NO RELACIONAMENTO POR CAUSA DA INTERNET



Já não há mais dúvidas de que a tecnologia é parte integrante no nosso dia-a-dia, e que cada vez mais estamos nos tornando dependentes dela. Quantas pessoas você conhece que conseguem passar um final de semana inteiro sem tocar no celular ou checar a caixa de e-mails? Uma pessoa que se encaixe nessas características é rara, muito rara. E, como tudo na vida, isso tem seu lado bom e outro lado muito ruim.
Quando a internet entra como parte constante da vida a dois, as chances do relacionamento ruir aumentam. A tecnologia pode muito bem nos manter conectados com o mundo, mas pode também acabar nos isolando de quem está do nosso lado. Segundo o site do jornal “Daily Mail”, um estudo recente apontou que 15% das mulheres recém-divorciadas citaram que os ex-maridos preferiam ficar na internet ou jogar videogames a ficar com elas.

No site “Divorce Online”, que reúne informações para auxiliar casais que estão no processo de separação, o Facebook é citado em um a cada cinco processos de divórcio, e o termo “telefone celular” em cerca de 13% das separações. Para o terapeuta Douglas Weiss, especialista em relações de casais, o termo ideal para ilustrar esse novo “hábito” é ”solidão compartilhada”.

“Atualmente as pessoas estão conectadas o tempo todo, usam o celular durante o jantar, numa reunião de amigos, no trabalho, no onibus ou então ficam horas olhando o computador ou vendo TV. Acaba que elas ficam mais próximas das coisas virtuais do que da pessoa a qual elas prometeram amar e respeitar ”, explica ele.

“A tecnologia está interrompendo as relações e nos possibilitando evitar as pessoas. Isso virou uma desculpa para não termos relações ou intimidade com os outros”, explica Douglas, que compara a era atual com as “desculpas” de antigamente. “Há trinta anos, os homens ficavam até mais tarde no trabalho ou se escondiam atrás do jornal no café da manhã. Hoje eles podem se esconder atrás de um celular ou de um laptop”, isso também acontece com mulheres.

O HÁBITO CONSTANTE PODE IRRITAR, E MUITO.



Pesquisas apontam que cerca de 80 minutos por dia são gastos com mensagens de texto, navegação em redes sociais e redação de e-mails. Para a psicoterapeuta Paula Hall, a tecnologia não deveria afetar nossas relações. “As pessoas passaram a acreditar que elas têm que ficar alcançáveis para o mundo inteiro o tempo todo, isso está afetando a qualidade do tempo que passamos com os nossos parceiros”, explica. Até mesmo pequenos hábitos podem ter um efeito corrosivo nos casamentos ou namoros.
O primeiro deles  é fazerem tudo as escondidas, em segundo ficar horas e horas e não perceber o que está acontecendo ao seu redor.

“Tenho pacientes reclamam que os parceiros ficam checando os e-mails à uma hora da manhã ou checando as mensagens de texto durante o jantar. Parecem coisas pequenas, mas, quando são constantes, fazem a(o) parceira (o) se
sentir despriorizada(o). O que começa como uma pequena fonte de irritação, pode acabar sendo a última gota d’água“, explica ela.

A TECNOLOGIA VICIA

Para Douglas, a internet é uma arma sedutora para quem está com problemas na relação ou não. “Com apenas o apertar de um botão você pode ser quem quiser. É uma válvula perfeita para escapar da realidade, e muito mais fácil do que ter que lidar com os problemas de uma relação real“, declara ele, que atenta para os perigos de acabar se viciando no mundo virtual. “Qual a grande diferença entre alguém que fica constantemente entrando no Facebook ou checando sua caixa de mensagens, para alguém que fuma um cigarro a cada dez minutos?”, exemplifica. “Não há diferença. Algumas pessoas acabam precisando de ajuda profissional para conseguir largar esse vício“.

Uma pesquisa da Universidade de Northampton envolvendo 360 pessoas, apontou que 30% eram viciadas em algum tipo de tecnologia e que esse vício afetava a vida pessoal(deixa de viver o real para viver o virtual)  ou profissional (deixa de trabalhar para ficar na internet). Outro estudo, da Universidade de Tel Aviv, concluiu que o vício na internet pode estar relacionado a outros distúrbios, como vício em jogatina, em sexo ou a cleptomania.

Mas como os casais devem lidar com isso? Conversando. Um bate-papo franco e aberto sobre o assunto, sobre as questões que estão incomodando um ao outro, pode abrir os olhos. Às vezes acabamos nos deixando levar por esse vício, por conta de outros problemas que preferimos não enxergar. Se vocês já conversaram e um dos dois não se incomoda, NÃO ABUSE!!!


A combinação de um trabalho chato, com problemas familiares e/ou financeiros pode acabar levando a pessoa a se enfiar de cabeça na internet e deixar o casamento de lado. As redes sociais, joguinhos e relações virtuais podem parecer um refúgio para quem está entrando em depressão. Uma boa conversa pode ter um valor inestimável para muitos casais, e salvar muitos casamentos por aí.
PENSE NISSO !!!

7 comentários:

  1. Anônimo11/19/2012

    Minha mulher não faz porra nenhuma o dia todo além de ficar com o cu na cadeira olhando Facebook, Orkut, Twiter, Msn e essas outras merdas que não levam ninguém à lugar nenhum e o pior estou desconfiado que ela entra no bate papo.Estou a ponto de me separar.
    Graziliano - Ipanema RJ

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/19/2012

    Esse problema não é só nun relacionamento. Meus caros colegas, a juventude está completamente perdida, quando eu tinha meus 7 anos eu não conseguia ficar dentro de casa, queria ficar no jardim brincando com o cachorro, jogando bola, subindo em árvores e quando tinha lá meus 13 anos era pior ainda, pique esconde até de madrugada, fogueira no jardim, polícia e ladrão, bandeirinha....não consigo escrever a quantidade de brincadeiras que eu brincava quando tinha essa idade. Hoje uma criança de 10 anos quer ter um celular com toque na tela, mp3, câmera digital, notebook e onde ficam as atividades externas? Não consigo acreditar que as crianças estão crescendo sem saber o que é chegar em casa sem o tampo do dedão do pé, todo ralado, sujo de lama e por aí vai.
    José carlos
    SP

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/19/2012

    Não fique preso dentro de casa, o mundo lá fora está rodando enquanto você fica atualizando a página inicial do seu perfil, lendo esse blog e ficando no msn o mundo lá fora está passando. Não jogue fora uma das melhores fases da únicas da sua vida na internet. Quando você for mais velho suas histórias vão ser apenas sobre pessoas que você viu e comunidades que entrou, agora do lado de fora tem muito mais coisa pra contar e que nunca mais vão voltar.
    Entendeu? Desligue o computador e vai se divertir!

    Francisco - Paraná

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/19/2012

    A grande rede, que interliga computadores em todo o mundo, teria a função de criar um planeta sem fronteiras. Nem sempre é o que acontece. A internet tem armadilhas. Mas qual será o limite ?
    Meu nome é Luiz Roberto tem dois filhos adolescentes e um certo dia percebi a necessidade de impor limites dentro de casa. “Eles sempre tiveram internet em casa, mas depois que eles passaram dos 15 anos, que não obedeciam mais, tive que tirar. Essa foi a alternativa para controlar, eles já não queriam sair ,só gostavam de ir aos lugares que tinham computador , inventavam mil e uma desculpas para ficarem próximos da internet. Estavam viciados e não liguei, como me arrependo de não ter colocado limites antes.
    Luiz Roberto – Flamengo RJ

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/19/2012

    Muitas pessoas tem vários conceitos do que venha a ser uma traição de verdade não é? Mas hoje em dia com a internet, as pessoas costumam achar engraçado quando alguém resolve ter um "encontro" online e até mesmo faz sexo pela internet. Afinal de contas, isso é traição?
    CARLA RJ

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11/19/2012

    Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos?

    O mundo não acaba quando nos enganamos. Ele muda, talvez, de direção, mas precisamos tirar partido dos nossos erros.

    Por que tudo teria que ser correto, coerente e sem falhas?

    As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado dela.

    Que dói, dói. Ah! Isso não posso negar! Dói no orgulho, principalmente. E quanto mais gente envolvida, mais nosso orgulho dói. Portanto, o humilhante não é cair, mas permanecer no chão enquanto a vida continua seu curso.
    Quero minha mulher, meus filhos e minha vida de volta. Os perdi por conta de uma mulher que me envolvi na net, o pior de tudo que sabia que ela era casada também, estava cego. Me perdoem pelo desabafo não sei o que fazer.
    Altair - CAMBUCÍ

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/27/2015

    Sei que o post é um pouco antigo mas estou vivendo essa situação atualmente, tenho 33 anos e minha esposa 34, temos uma filha linda de 5 anos e depois que minha esposa ganhou um smartphone ela não sai da internet, quando não está no face ou no whatsapp está assistindo TV e eu? Eu estou com minha filha ou sentado como uma estátua ao lado dela na cama porque sempre que tento puxar algum assunto simplesmente sou ignorado ou recebo uma resposta curta. No começo não me importei muito porque pensei que seria passageiro, mas agora estou muito incomodado e juntando isso à alguns outros problemas que estamos tendo estou preocupado se o casamento vai durar. O pior de tudo, ela não se tocou de nada disso ainda, pra ela está tudo "normal".
    O mais engraçado na história, sou programador e praticamente um nerd e ela que não larga o celular, a internet e as redes sociais!

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG