quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O AMOR NÃO MALTRATA



Nada irrita o outro tão rápido quanto à grosseria. Arrogância é dizer coisas desnecessárias ou fazer coisas desagradáveis para a pessoa ao nosso lado. Ser rude é ser inconveniente, constrangedor ou irritante. No casamento, isso poderia ser o falar grosseiro, certos comportamentos à mesa, ou o hábito de ser sarcástico. Apesar de convivermos com isso, ninguém gosta de estar com uma pessoa rude. Comportamentos rudes podem parecer insignificantes para a pessoa que é grosseira, mas é desagradável para aqueles que recebem a grosseria.
Como sempre, o amor tem algo a dizer sobre isso. Quando um homem é guiado pelo amor, ele se comporta intencionalmente de forma a fazer sua esposa se sentir confortável onde estiver. Se ela deseja amá-lo, ela irá propositadamente evitar coisas que o frustram ou causam desconforto para ele.
O ponto principal é que o amor verdadeiro presta atenção em seu comportamento.
Adotar este conceito pode trazer refrigério ao seu casamento. Boas maneiras expressam para sua esposa ou para o seu marido: “Eu lhe valorizo o suficiente para exercitar autocontrole perto de você. Eu quero ser uma companhia agradável.” Quando permitimos que o amor mude o nosso comportamento – mesmo que nos menores aspectos – restauramos uma atmosfera de honra em nosso relacionamento. As pessoas que praticam boa etiqueta tendem a aumentar o nível de respeito no ambiente onde se encontram.
Para a maioria, a etiqueta usada em casa é muito diferente da usada com amigos, e até mesmo com os estranhos. Podemos estar aos berros ou mal humorados, mas se a campainha tocar, abrimos a porta sorrindo e com muita gentileza. Mas, se nos desafiamos a amar, também iremos querer dar o melhor de nós. Se não deixarmos o amor nos motivar a fazer as mudanças necessárias em nosso comportamento, a qualidade do nosso casamento será atingida por conta disso.
As mulheres tendem a ser muito melhores em certos tipos de comportamento do que os homens, apesar de serem rudes de outras formas.  Um homem prudente sabe discernir o que é apropriado e, conseqüentemente, ajustar seu comportamento de acordo com a situação.
Há duas razões principais pelas quais as pessoas são rudes: ignorância e egoísmo. Com certeza, nenhuma das duas é boa. Uma criança nasce ignorante no que se refere à etiqueta, precisando de muita ajuda e treinamento. Os adultos, contudo, demonstram sua ignorância em outro nível. Sabemos as regras, mas podemos nos fazer de cegos sobre como as quebramos ou ser egocêntricos demais para nos importar. De fato, não percebemos o quão desagradáveis podemos ser.

Ponha-se à prova com essas perguntas: 

* Como o seu cônjuge se sente com o seu jeito de agir e falar com ele(a)? 
* Como o seu comportamento afeta o senso de auto-estima e de importância do seu cônjuge? 
*Seu marido ou sua esposa diria que você é uma bênção, ou que você é condescendente e constrangedor? 

Se você está pensando que o seu cônjuge – não você – é quem precisa ser trabalhado nesta área, você está provavelmente sofrendo de um caso grave de ignorância e egoísmo. Lembre-se, o amor não maltrata, mas leva você a um padrão mais elevado.

Você deseja que seu cônjuge pare de fazer coisas que lhe chateiam? Então, é hora de parar de fazer coisas que o chateiam. Você será reflexivo e amoroso o suficiente para descobrir e evitar o comportamento que torna a vida desagradável para seu (sua) companheiro (a)? Você aceitará o desafio de ser agradável?


Aqui estão três princípios norteadores para que você pratique a etiqueta em seu casamento: 
*Guarde a Regra de Ouro. Trate seu cônjuge da mesma maneira que você deseja ser tratado. 
*Nada de Padrões Diferentes. Seja tão atencioso com o seu cônjuge quanto você é com estranhos ou com colegas de trabalho. 
*Atenda às Solicitações. Considere o que o seu marido ou esposa lhe pediu para fazer ou não fazer. Se estiver em dúvida, então pergunte.


>> Desafio de hoje <<
Peça ao seu cônjuge para lhe dizer três coisas sobre você que o deixam desconfortável e irritado. Faça isso sem atacá-lo e sem justificar seu comportamento. Preocupe-se apenas com a perspectiva dele e que isso poderá mudar e ajudar na relação.



>> Anote em uma folha quando o desafio de hoje estiver completo <<
Quais foram as três coisas que o seu cônjuge disse sobre você que precisam da sua atenção? Como você reagiu ao ouvi-las? 
O que você pretende fazer para melhorar essas áreas?

6 comentários:

  1. Anônimo11/09/2012

    Depois as pessoas mudam e ainda perguntam pq.
    Vera - Niteroi

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/09/2012

    Sou meio grosso com minha mulher, é pq ela reclama de mais e as vezes isso me irrita. Só que mesmo assim eu não acho certo fazer isso com ela, e bate um medo de ser traido.
    Alfredo - SP

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/09/2012

    "Quem não dá assistência abre vaga para a concorrência".
    Claro que a mulher a pricipio não vai fazer nada, seja qual for o motivo e razão, mas paciência tem limites!!
    Os homens tem que ser mais tolerantes, isso serve para nós mulheres pq quando dão para ser chatas e mau humoradas DEUS nos acuda. Agora se vc é daquelas ou daqueles que reclaman atoa, me desculpe a sinceridade vc deve ter sido muito mal educado(a).
    A gente só dá o que recebe!!
    Paula V.P.
    PILARES – RJ

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/09/2012

    Cuidado!!! Se mostrar que não respeita sua esposa (O) pode achar que você não a ama, ficar carente a acabar por traí-lo com alguém que ela(e) pense que a valoriza!
    A carência pode até não ser "desculpa" para trair, mas a verdade é que ajuda muito!
    Ela(e) pode até não te trair, mas tornar-se fria(O), deprimida(o) e a relação pode acabar. Pense nisso.
    Ela(e) pode não ser perfeita(o), mas você certamente também não é, e ninguém está sempre bem disposto.
    Dialoguem e tratem de ser felizes!
    Raquel – VASSOURAS

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/09/2012

    Quando as grosserias vão se acumulando, vão deixando a gente triste, cansada, as vezes com medo e o amor próprio vai lá para baixo.
    Mas, não há nada como um dia atras do outro e derepente, um elogio aqui, uma atenção ali...A gente lembra que é gente e pode como tal ser bem tratada, sempre. Se voce se reconhece como pessoa que é capaz de fazer grosseria com sua esposa(O), por que não muda de atitude? Além de fazê-la(O) sofrer com isso, e por causa de sua atitudes cria-se um clima ruim sem necessidade.
    Pense nisso e vamos tente mudar. Sera melhor para o casal.
    Katiussa - MG

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11/09/2012

    Mulher chata, grossa, tô fora!!!! POR ISSO ESTOU SOZINHO ESTÁ DIFICIL DE ENCONTRAR UMA MULHER PERFEITA.
    Carlos Henrique
    IPANEMA - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG