segunda-feira, 5 de novembro de 2012

QUEREM ATRAPALHAR O RELACIONAMENTO



Quando a cobiça atinge um grau elevado, o principal objetivo daquele que cobiça se perfaz na destruição da vida alheia; ou seja, o ser humano que traz consigo o sentimento de cobiça vai sempre trilhar seu caminho na base da mentira, da hipocrisia, contornando a realidade para conseguir o que quer.
Em resumo, o sentimento, que parte de uma incapacidade de administrar o sucesso alheio somada com frustrações pessoais, vem muitas vezes acompanhado pelo TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), de acordo com especialistas.
Atitudes compulsivas, como tentar de todo jeito conquistar o parceiro da amiga, tentam controlar pensamentos obsessivos, como o sentimento de inferioridade diante da pessoa, ou seja, você tem que fazer o que ela quer, está sempre certa, te ofende para tentar alguma reação sua a favor dela, e ainda acha que não faz isso por mal entre outras coisas.
A inferioridade é claramente relativa, ou seja, o sentimento de cobiça, o desejo incontrolável de tudo aquilo que é do outro independe da relação econômica o que mostra que a situação toda parte, na verdade, de uma fantasia da “amiga(o)-da-onça”. “Existe essa característica ilusória, de achar que o outro leva uma vida melhor. 
 
Pois bem, caracteriza-se esse comportamento como sendo tipicamente neurótico, “mas quando a personalidade é psicótica, a pessoa pode ser imprevisível e destrutiva”, diz o psicólogo. Isso acontece quando alguém tem como único e maior objetivo sua própria satisfação e, para vislumbrar o alcance de tal interesse, tudo é feito ela, sem se importar realmente com o outro gerando então uma perigosa mistura de individualismo, obscuridade e pocessividade.
Por isso, fique atenta (o). 
 
Como detectar uma amiga (o)-da-onça 
 
1º sinal: A (o) amiga (o) apresenta um súbito e crescente interesse pela sua vida. Em todos os sentindo, dando a entender que está feliz com seu relacionamento, o que por ventura pode levá-lo a achar que ela(e) está sempre certo.



2º sinal: O comportamento dela (e) muda. Na maioria das vezes, tal comportamento é provocado por alguma situação seja ela motivada por algum sentimento ou vício. Em geral, a pessoa adquire esses hábitos por ser no fundo. incapaz de mudar suas atitudes mesmo que sua vida esteja indo por água abaixo. Atos de falsidade podem ser percebidos facilmente, a partir do momento que se tornam visíveis por meio das expressões faciais e corporais. Portanto não se iluda, seja precavido(a), tome o máximo de cuidado que puder, pois, sem você se dar conta sentimentos pequenos e extremamente nocivos podem partir de sua(o) melhor amiga(o),, até mesmo parente, a ordem não importa. 
 
3º sinal: O objetivo das mudanças de comportamento se mostra mais claro quando ela (e) quer estar sempre presente e para isso aumenta a freqüência de telefonemas, e-mails e encontros entre vocês. Participando muitas vezes como se a sua vida fosse a dela (e).
 
4º sinal: Ela(e) tenta tirar proveito do relacionamento com você e frequentemente lhe imita, comprando coisas iguais às suas, por exemplo. Entre os homens é mais comum encontrar uma “conotação financeira” na cobiça, a partir do momento que o amigo-da-onça deseja incessantemente os bens matérias adquiridos pelo outro. Fato que entre as mulheres é notado a partir do freqüente desejo pelo parceiro daquela de quem se faz tão amiga. 
 
5º sinal: Se há interesse em atrapalhar o relacionamento, a (o) amiga (o)-da-onça vai provavelmente se fazer presente no convívio de vocês dois. Na sua casa, por exemplo. Para minar o seu relacionamento com o companheiro ou com outros amigos, a (o) cobiceira (o) poderá inventar mentiras ou situações para criar intrigas e conflitos.  “O ser humano cobiceiro possui dentro de si o impressionante e impactante dom da manipulação somado ao fascinante e envolvente dom teatral”. 
 
6º sinal: O último e mais perigoso. “Quando a (o) amiga (o)-da-onça consegue seu objetivo, isso a (o) deixa feliz que de uma hora para outra ela (e) pode abandonar tudo a ponto de a forma dedicada, amorosa e fraternal com que ela (e) agia com você desaparecer totalmente de forma súbita e extremamente brusca. E o mais grave ainda é que há casos em que a pessoa se sente tão frustrada com ela mesma pelo fato de não saber conduzir sua própria vida como deveria que age dessa forma errada e por vezes até cruel com várias pessoas ao mesmo tempo. Ainda assim, penso não ser necessário agir de forma tão radical, afastando-se definitivamente desses tipos de amizades ou amigos. Para mim, o grande lance é você ter personalidade saber dizer "não" toda vez que for preciso impondo imites a tudo que está relacionado a você e suas particularidades cotidianas, sempre tendo em mente que se sua (eu) amiga (o) se afastar de você em razão de sua atitude talvez seja necessário repensar sobre essa amizade e seu real valor, pois pode ser que ela (e) não seja tão amiga (a) quanto você pensava ser, ou seja. talvez valores imprescindíveis que denotem esse precioso e belo sentimento, sem que você perceba possam estar se apresentando invertidamente e tal inversão esteja sendo imperceptível aos seus olhos e sentido.
 Pense nisso com carinho e atenção, pode ser importantíssimo para o curso seguro de sua vida de hoje em diante.
 
Deixo então uma pequena, mas valiosa frase para reflexão: Será que essa (e) amiga (o), que está ao seu lado, é realmente o que você imagina?

Afinal quem nunca foi vítima de pessoas invejosas, aquelas que cobiçam a felicidade e/ou o sucesso alheio, seja na vida, no trabalho, no amor ou até mesmo na família? Sempre tem alguém de olho em você, atenta a seu comportamento diário em todos os aspectos: ligadinha (o) em como se veste, no seu namorado ou marido, no seu sucesso pessoal e profissional, em suas atitudes em cada momento do seu dia, enfim, em tudo o que você possa ser, ter e conquistar na vida Entretanto, vale dizer que a maioria das pessoas que agem assim, agem sem realmente conhecer a gravidade de seu comportamento. Agem sim visando seu próprio benefício, mas de forma inconsciente, muitas vezes por mero impulso compulsivo.
Não é de hoje que as pessoas sofrem com esse nocivo e ás vezes silêncio sentimento ao seu redor, mas nem sempre é possível perceber quando alguém está pronto para puxar o seu tapete, não é mesmo?

O difícil é descobrir se aquela pessoa que se diz sua (eu) amiga (o) é mesmo fiel. E mais complicado ainda é acreditar que sua (eu) fiel escudeira (o), aquela (e) para quem você confiou seus segredos e que também ouviu nos momentos difíceis, é invejosa (o) e falsa (o). Mas lembre-se um fator sutil, mas muito corriqueiro existem no intimo de pessoas que carregam a cobiça como regra geral de suas vidas pode ajudar e muito você no que diz respeito a percepção da real personalidade daquela(e) em quem você tanto confia. Afinal quem cobiça as coisas alheias tem a terrível tendência mudar totalmente seu comportamento apenas para conquistar o que o outro (seu (ua) suposto (a) amigo (a) tem.

E aí vem a pergunta: ''mas como lidar com isso? ''. Já que realmente não é uma tarefa fácil.
Bem, que tal dar o primeiro passo tentando prestar mais atenção aos comentários que as pessoas fazem sobre suas atitudes, buscando detectar em seguida quais as pessoas do seu convívio diário em todas as esferas da sua vida querem verdadeiramente o seu bem e quais disfarçam, mas na verdade o que desejam mesmo é vê-la(o) infeliz.

Se o comportamento da pessoa for o último, ou seja ela desejar sua infelicidade a primeira providência a ser tomada, deve ser o afastamento, pelo menos por um tempo.
Mas, não se esqueça: Jamais opte por tomar decisões precipitadas e antes de qualquer decisão, sempre avalie a situação.
E fique atento: se na sua avaliação no tocante as atitudes com você sua (eu) amiga (o) se comportar de forma negativa ou ao menos suspeita, me desculpe a “ousadia”, mas eu lhe digo sem medo o seguinte toque " TOME CUIDADO". mergulhar em amizades sem base segura pode ser “ EXCESSIVAMANTE PERIGOSO,” pois no meu modesto entendimento o amigo(a) verdadeiro(a) é aquele que fica sempre feliz e comemora junto com você as suas vitórias, como por exemplo o fortalecimento e amadurecimento diário de seu relacionamento, mas também nas suas derrotas se faz presente dando a você ânimo e força para que você consiga mais facilmente superar a fase ruim pela qual você porventura esteja passando. Já o falso amigo não se faz presente de corpo e alma nas duas vias da fase da vida, ou seja, ele só aparece quando ocorrem suas derrotas para com prazer minar suas forças e, consequentemente deixar você ainda mais para baixo, inflamando em seu ser sentimentos de inferioridade e incapacidade.

5 comentários:

  1. Anônimo11/05/2012

    Li essa postagen e gostaria de compartilhar com vcs.

    DANUZA LEÃO
    O pior inimigo é o falso amigo
    Volta e meia faz comentário sobre você, maldoso e irônico, mas não tão maldoso a ponto de chocar

    Já que é inevitável ter inimigos, a coisa melhor do mundo é ter um de verdade: que te odeie com lealdade e sinceridade -sem nenhum fingimento.

    Ele é capaz de falar mal de você em público sem ter, em momento algum, medo de que repitam o que ele disse. E também pode te dar um tiro ou uma facada, mas sem nunca te enganar -sempre numa boa.
    Não é, positivamente, do tipo que diz “vou te contar uma coisa, mas não repita, fica só entre nós”.

    Dele você pode esperar sempre o pior: que impeça que aquele negócio que estava planejando havia anos se realize, que diga àquela gata que está povoando seus sonhos que você é um cafajeste, que o dinheiro que você esbanja vem do tráfico de drogas -ou coisas ainda piores.

    Sabendo do que ele é capaz, você pode sempre se defender -o que é mais fácil do que lidar com a hipocrisia.

    Como guerra é guerra, nada que ele faça de ruim poderá surpreender -essa é a vantagem de ter um inimigo leal. Quando se encontram num restaurante, você já sabe que deve ficar alerta e se sentar de costas para a parede, como fazem os malandros.

    Ele é capaz de seduzir sua filha menor, de contratar alguém para roubar seus documentos e de jurar sobre a Bíblia sagrada que viu você subornando um político.

    Tudo faz parte, e quanto mais coisas ele fizer contra você, mais você aprende a se defender; como se aprende com um inimigo assim -ah, como se aprende.

    Perigosos mesmo são os pseudo-amigos, aqueles que te tratam bem e que volta e meia fazem um comentário sobre você -maldoso e irônico, mas não tão maldoso a ponto de chocar-, afinal, é apenas uma brincadeira, será que você perdeu o humor?

    E aquele que passou anos construindo a imagem do bom caráter de carteirinha pode fazer você levar a vida inteira na dúvida, sem ter coragem de encarar a verdade: que se trata apenas de um crápula.

    A tal da imagem ilude muita gente, que durante anos pensa que o personagem é defensor das boas causas, dos fracos e oprimidos, e sempre politicamente correto -faz parte do modelo, claro.

    Incapaz de encarar uma briga de frente, ele não consegue nem ter inimigos, pois, como ser humano, não passa de uma fraude -e de um covarde.

    Está sempre atrás de alguma vantagem -alguma pequena vantagem- e frequentemente comete traições -pequenas traições que dificilmente poderão ser comprovadas. E se alguém ousar acusá-lo de alguma coisa, sempre haverá alguém para defendê-lo -afinal, de uma pessoa com um passado tão correto, só um louco ousaria dizer alguma coisa.

    Suas maldades e falhas de caráter nunca são grandiosas, porque nada nele é grandioso.

    Suas maldades são pequenas, porque tudo o que ele faz é pequeno; pequeno como sua pessoa, como sua alma. Mas, às vezes, se tem que conviver com gente assim -como fazer?

    Se for seu caso, não faça nenhum tipo de concessão.

    Cometa um assassinato, internamente, e esqueça de que ele existe -mas esqueça mesmo. Mas atenção: é importante que ele saiba que você sabe perfeitamente quem ele é.

    Fique cego quando passar por ele, e se alguém mencionar seu nome, não ouça; esqueça das mesquinharias de que é capaz um pobre ser humano.

    E valorize seus inimigos, os bons. Eles estão sempre dispostos a liquidar com você, mas sempre com a maior lealdade.

    http://marcellolima.wordpress.com/2009/10/29/o-pior-inimigo-e-o-falso-amigo-por-danusa-leao/

    CÉLIO - Copacabana RJ

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/06/2012

    Meu csamento só melhorou quando meu marido viu que os amigos(as) não queriam nossa felicidade. Quando ele ficou doente todos seus amigos sumiram.
    Almerinda são josé dos campos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/06/2012

    Por um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância. Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de seres humanos nesta terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência. Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência.
    Dalai Lama

    Marco Antônio
    ALEMANHA

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/06/2012

    Não reveles ao amigo todos os teus segredos: sabes se ele não se tornará, um dia, teu inimigo? Não causes ao teu inimigo todo o mal que lhe podes fazer: sabes se ele não se tornará, um dia, teu amigo?
    Ionara-Horizonte CEÁRA

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/09/2012

    Imagino que para lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, temos que aprender ter, autocontrole, piedade, perdão, simpatia e amor – virtudes sem as quais nem nós, nem o mundo, podemos sobreviver."
    (Wendell Berry)
    DRºALVARO
    Porto Seguro

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG