segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SOGRA INTROMETIDA


  Por mais amigas que elas possam ser, sempre haverá um certo atrito entre mulher e sogra ou vice e versa. Saiba porque isso acontece:


No início tudo é muito bom. Vocês estão namorando faz pouco tempo, e sua relação com a sogra é a melhor possível. Porém, enquanto o tempo passa, acontecem coisas ali e aqui, que podem colocar o namorado, marido ou vice e versa no centro de um conflito indireto. A guerra fria entre namorada/mulher e a mãe do rapaz.

*Causa 

Para muitos de nossos pais, nós nunca vamos crescer. Eles sempre sentirão a necessidade de proteção, pois assim foi até que você se tornasse adulto.

Esse tipo de relação de proteção, está ligado à infância, e é bem mais forte entre filhos do sexo oposto: pai e filha  mulher e mãe com filho homem.

Para a mãe, quando seu filho arruma uma namorada, ela sente uma espécie de "invasão" e uma leve disputa entra no ar. A mãe, nunca vai "deixar" que outra mulher pense que conhece mais seu filho do que ela mesma, e vai tentar mostrar isso pra você o tempo todo.

Sempre comentei da relação de mulher com mulher, que é um ciúme natural que sempre está no ar, e neste caso não é diferente.



*No centro do problema 
O "objeto" disputado neste caso, é o filho/namorado/marido. Mesmo que você se dê super bem com a sua sogra, ela sempre tentará te ensinar como cuidar dele, e sempre vai tratar a forma que você lida com ele, como amadora.

É bem comum os conflitos se iniciarem, logo que você passa a morar junto com o seu namorado. A vida de recém casado, ou simplesmente a namorada que se muda pra casa do namorado, vai dar início a uma série de mini-conflitos.


Pior que você ter a sua própria casa, ou morar longe da sogra, é você morar com ela. Neste caso, é como se você, como namorada por exemplo, invadisse o território da sogra. Uma espécie de intrusa, mesmo que isso não esteja claro pra sogra em si, quando você começar a dar pitacos nas coisas do seu namorado, ela vai tentar te corrigir, e você vai ter que suportar, por estar na casa dela.
*Ciúme natural 
Toda situação é natural. Mesmo dentro de sua própria casa, a sua sogra também irá dizer que algumas coisas que você faz é "errado" ou "tudo está errado".

*Mãe 

Como mãe, você precisa entender que a mulher que seu filho escolheu e está com ele, o ama. Ela quer o melhor pra ele, e sempre vai lutar por isso. Ao invés de ter raiva ou entrar em conflito com ela, você precisa pensar que não tem nada melhor do que mais uma pessoa querendo o bem do seu filho, e dando o melhor de si para que ele se sinta bem.

Ele sabe o que faz. Entenda que seu filho cresceu e virou homem.
Agora ele terá que fazer suas escolhas da mesma forma que você fez. Ele irá cometer erros e acertos, não importando mais o quanto você fale. Confie na educação que você deu a ele, e confie na pessoa que ele escolheu, e que o escolheu também. Goste dessa mulher como se fosse sua filha, é o que ele quer.

Se você não quer ter conflitos com o seu filho, então evite se meter na vida dele e de sua namorada/mulher.
 
*Mulher 
Evite dar muita bola para as coisas que a sogra falar. Tente entender que ela faz isso por amor ao filho ou implicância, e não tem a intenção de ferir você. Por mais insulto que isso seja à sua inteligência, procure entender que é normal ela sentir ciúmes, porque no ponto de vista dela, você "roubou" o amor do filho ou seu espaço de ser a mandona da casa, e é este sentimento com o qual ela tem que lidar.

O "menininho da mamãe" agora é de "outra". Por mais bizarro que isso pareça, é o que está estampado no inconsciente da sogra.

Seja bem vinda a uma gerra fria, que muitas vezes se torna insuportável ou guerra declarada. Agora lembre-se. Quanto menos importância você der pra isso, e quanto mais você trabalhar em construir com ela uma relação de "mãe e filha", melhor será pra ambas.


fonte: www.umombroamigo.com/2010/07/mulher-e-sogra-porque-não-combinam-html1#ixzz2BMcXCKS 

De acordo com o psicoterapeuta e professor do curso de psicologia da PUC-SP Antonio Carlos Amador Pereira, esse é um estereótipo, mas comenta: “onde há fumaça, há fogo. Essa ideia surgiu de algum lugar”. Com isso, o profissional quer dizer que a superproteção não é uma característica de todas as sogras, mas algumas são realmente mais apegadas ao filho e têm uma certa dificuldade de aceitar o afastamento depois que ele sai de casa.


“Há uma competição com a nora. A sogra entende essa nova mulher como alguém que está tirando o afeto da sua cria. Porém é preciso fazê-la enxergar que não está perdendo nada, apenas dividindo”, diz o psicoterapeuta. Ele afirma também que essa posição da mãe depende muito da relação que ela tem com o filho.Tem mães que fazem isso por maldade, implicância mesmo, e acha que você é pior de todos os filhos mesmo não sendo.


*Defenda-se!
A solução para o problema é simples: evitar entrar no jogo de competição. Apenas encare a situação como um conflito direto caso não haja alternativa. É preciso impor limites claros, sem ser hostil, mas com firmeza.

É importante manter um diálogo aberto com o companheiro, que precisa saber da situação pela sua boca, pois muitas vezes não enxerga o comportamento invasivo da mãe. Ele também pode conversar com a sogra problema. Essa opção, no entanto, é mais difícil. O medo de como será sua reação e da possibilidade de magoá-la pode impedi-lo de conseguir sucesso.
Se esse for o caso, não se acanhe. Mesmo que você tenha sido a “última pessoa a entrar na família”, está lá por algum motivo e precisa ser respeitada. “É preciso por ordem na casa. Não é necessário gritar, mas não se deve ser boazinha e aceitar tudo”, diz Pereira.
À medida que a sogra perceber quem manda na sua casa são vocês, irá se retirar aos poucos e diminuir a pressão. Mas o psicoterapeuta alerta: “há pessoas que são competitivas por natureza, é da personalidade delas. Nesse caso, apenas com tratamento o problema será resolvido. Muitas mulheres, depois que os filhos casam, procuram ajuda para descobrir como reorganizar a vida depois que o ninho ficou vazio”, diz.
Marina Finco
fonte:http://daquidali.com.br/amor-e-sexo/drible-a-sogra-competitiva-e-superprotetora-para-ser-feliz-na-relacao/

Um conselho: Se sua sogra mora com você e ela não muda, converse com seu companheiro(a) e decidam  morar sozinhos, antes que ela consiga separar vocês. 

Pensem nisso !!!

22 comentários:

  1. Anônimo11/12/2012

    Situação difícil,!
    Minha ex-sogra também era meio entrona.
    Geralmente, ficava 06 mêses do ano comigo, já que não conseguia viver com nenhum dos filhos, por causa do gênio forte que tinha.
    Quando ela chegava, era uma loucura. Mudava todos os móveis de lugar, podava minhas plantas, me fazia escrever cartas extensas, para todos os conhecidos, etc.
    E eu, para não entrar em conflito com ela, ignorava todas as manias absurda.
    Quando separei-me do meu marido por causa dela,logo apos me arrependi.Devia ter colocado ela em seu lugar, afinal de contas eu amava meu ex esposo e ainda o amo.
    Quando ela não estava por perto, nossa vida era normal.
    Espero que as sogras mudem e vejam em nós uma aliada, pois nós temos um bem comum: o marido.
    ALINE - FOZ DO IGUAÇU
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha é insuportável, fica dando palpite de como eu devo fazer as coisas para meu marido. O problema é que moravamos em outra cidade, e mudamos para nossa cidade natal agora. E meu marido fez questão de que a gente morasse com ela, como ela já tem uma certa idade 60 anos fica entrometendo e depois se faz de boa moça. Vou cozinhar para meu marido e fica me dizendo como fazer, na hora de cuidar de minha filha quer que seja da maneira dela... Puxa! To casada a 3 anos sei muito bem como ele gosta das coisas, a filha é minha vou criar do meu jeito. E o pior de tudo é que quando falo pra ele, ela já vem interferindo (ouvindo escondido) e fala que não falou por mal só tava brincando, sei muito bem a maldade dela.

      Excluir
  2. Anônimo11/12/2012

    A COBRA PERTO DA MINHA SOGRA É BICHO BOM.
    PAULO PIMENTA
    SALVADOR

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/12/2012

    Sogra boa é a minha, vivemos em perfeita harmonia.
    Longe da minha casa, ela lá e nós cá.
    Alfredo - Morumbi SP

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/15/2012

    Minha sogra é gente boa e divertida, graças a deus!
    Teddy - Rio de Janeiro (RJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/22/2013

      SORTE SUA MEU AMIGO.
      E SUA MULHER TEM A MESMA SORTE?
      Rudenberg - SP

      Excluir
    2. Anônimo3/22/2013

      Não tem não, Rudenberg rs
      Teddy - Rio de Janeiro - RJ

      Excluir
    3. Anônimo3/23/2013

      Como a postagem é de sogra, então sua mãe deve dar problemas. Meu amigo minha situação é parecida com a sua, não sei se sua mãe mora com vcs, a minha mãe mora é um inferno e minha amada esposa não faz nada que seja motivos para esses problemas. Minha mãe é possessiva, mandona, mentirosa, chata, rabujenta e ainda tem o problema maior o da idade,para vc ter uma noção some as coisas aqui em casa ela diz que foi a minha esposa, nem esquento mais e descobri meu amigo que ela na minha ausência maltrata minha esposa e minha esposa não está nen aí. Me perdoe o desabafo, infelizmente prefiro escrever aqui do que me abrir com meus amigos. Tomei uma decisão e já falei para minha esposa que não largo por nada eu e ela estamos juntos nessa até pq ela não me dá nenhum motivos. Eu a AMO e não vou encontrar uma mulher igual a ela. Tenho certeza que sua esposa lhe ama muito pelas postagens que ela coloca aqui.Juntos saberão conduzir essa batalha. Conversei com minha esposa só pedi que tudo que acontecesse ela me falesse para que eu possa saber como conduzir tudo. Tenha um otimo final de semana meu camarada!!!
      Rudenberg - SP

      Excluir
  5. Anônimo11/24/2012

    Sorte sua meu amigo, espero que sua mulher tenha a mesma sorte que vc.
    Pq a minha sogra só vive arruamndo problemas, ainda bem que minha esposa sabe a mãe que tem, senão estava ferrado.
    Carvalho - Angra dos Reis

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/22/2013

    meu deus tambem nao sei como lidar com a minha sogra tem a mania que e superior .uma vez tive uma grande discussao com ela e o meu marido pos me na rua tinha tido o meu bebe ha poucos dias fui me embora depois o meu marido quase me obrigou a pedir desculpas vejam la ela mora a 4 horas de onde eu moro se mora se perto entao hoje e que nao estava com ele mas tambem acho que falta pouco para a separaçao tudo por causa dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/22/2013

      Vc precisa conversar com seu marido. Pelo visto ele é aquele menino mimado que conta tudo pra mamãe diga a ele que vida do casal pertence somente ao casal. Como ele se sentiria se seus pais desses problemas para vcs? Pergunte isso a ele !!!
      EM RELAÇÃO AO SEU FILHO, NÃO DEIXE QUE ELA TOME CONTA COMO SE FOSSE MÃE...SENÃO VC ESTÁ FERRADA!!!

      Vc tbm precisa arranjar um horário pra vc, para fazer suas coisas sozinha,um curso, vá ao cinema etc...
      AINDA BEM QUE SUA SOGRA NÃO MORA COM VCS, SENÃO PQP!!!
      A sua sogra faz sogrices como a maioria da sogras, não é caso perdido.UM CONSELHO INFALÍVEL: Não tente agradá-la. Ignore-a com belo sorriso, saia de perto, que isso acaba num minuto.
      O MAIS IMPORTANTE NISSO TUDO É O AMOR QUE VC SENTE PELO SEU ESPOSO.
      GEORGE-Sorocaba-SP

      Excluir
  7. Anônimo3/24/2013

    Estou casa há quase um ano, e até hoje a minha sogra não deixou ele trazer as roupas para a minha casa.... semana passada iamos para um rancho, ela não queria deixar... repito.. ela nao queria deixar..(somos casados e precisamos de permissao?) porque ela disse que ele tinha que ir na igreja... até onde eu sei, cada um vai na igreja quando seu coração mandar... e ela nao sossegou até ele mudar para a religião dela.... eu estou no fim do casamento porque nao aguento mais ela.

    Daiane - Miguelópolis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/25/2013

      Não desista é isso que ela quer, com jeitinho vc consegue mudar essa situação. SE EU FOSSE VC MUDAVA ESSA SITUAÇÃO A SEU FAVOR.
      Faça para ele algo que nunca fez tipo:
      jantar a luz de velar; surpreenda ela com atitudes novas e veja se a coisa não muda. SEI QUE É DIFICIL, mas não é impossível.
      TATIANA Ceará

      Excluir
  8. Anônimo4/22/2013

    Olá, pessoal!
    Passando para divulgar esse vídeo bem-humorado com uma sogra diferente... Boa demais! Tudo bem que Abril seja o Mês das Sogras, mas Sogra assim, só no Japão, meu irmão!

    DIA 28 DE ABRIL ESTÁ CHEGANDO... É O DIA DA SOGRA!
    VOCÊS JÁ CONHECEM NANATO DO PANDEIRO, O ÚNICO SAMBISTA QUE FALA BEM DE SOGRA? ABAIXO LINK DO VIDEOCLIP OFICIAL DESTE SAMBA BEM HUMORADO, IRREVERENTE... QUE HOMENAGEIA A SOGRA DA GENTE! CONFIRAM!
    UM FORTE ABRAÇO!

    http://www.youtube.com/watch?v=haWizNJa7Dc

    http://nanatodopandeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10/23/2013

    O pior é quando o sogro é o problema. Se

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12/12/2013

    Minha sogra táh começando a dar trabalho depois de 4 anos de namoro. Mima demais o meu noivo, quer que ele fique o resto da vida debaixo das asas dela. Qualquer discursãozinha se mete, fica gritando, fazendo escândalos. Tenho medo até de casar.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/23/2014

    A minha sogra acredito que esta entre as piores do mundo!
    Digo isso, sem o menor sentimento de remorso, e creio claramente que preciso de ajuda! Nem que seja pra desabafar por aqui mesmo! Sempre fui muito corajosa, e obstinada. Larguei a casa dos meus pais e familiares pra viver uma vida a dois, em outro estado sem conhecer nada, nem ninguém de parente por perto. Mais devo admitir que minha vida, é o verdadeiro Inferno. Minha "querida" sogra, insiste que eu a chame de "Tia", até aí tudo bem, moro com ela a amais de dois anos, os três na mesma casa, ela é muito cuidadosa com meu esposo (até demais),e me ensinou a fazer tudo dentro de casa, todos os afazeres possíveis... e como resultado, eu aprendi! então, desde sempre cuido muito bem dele, talvez não da mesma forma, afinal mãe, é mãe! Mais a boca dela, é altamente suja, e o pior que sempre baixei minha cabeça pra tudo, pois sempre pensei que por estar na casa dela, eu tinha que engolir o "sapo". Talvez esse tenha sido meu erro, talvez até meu maior erro. Mais de todo jeito, não justifica tamanhas atitudes cruéis da parte dela de como agir comigo! Ela me acordava as 07:00 da manha, justificando que caso eu nao acordasse, e levantasse pra arrumar a casa, eu era uma tremenda vagabunda, aliás ela sempre me em titulou dessa forma: vagabunda, preguiçosa, puta... nomes que nem mesmo meus pais diriam a mim. A questão maior é a confusão da minha própria cabeça. Meu esposo sempre me defende o que acaba tornando a coisa pior ainda... ela sempre diz: "você vai ficar do lado dela?", ou ate mesmo: "meu filho, essa garota quer te colocar contra mim!". Como eu disse, a minha confusao, é que sou emotiva demais a ponto de achar que ela é uma pobre coitada, onde meu marido e filho mais novo faz tudo por ela, administra suas contas, cuida quando esta doente... etc..etc... acabo sempre com receio, de achar que saindo da casa dela, ela vai acabar ficando só. Nao sei bem como agir em relação a isso, se eu sair de casa, mesmo morando em uma casa menor, sem tantos confortos, eu sei que estaria me beneficiando, e obviamente seria mais feliz ao lado dele! Teria o que preciso, Paz de Espirito!!!! Por outro lado, sei que meu esposo pode discutir, brigar... mais a verdade é que ele por ele mesmo, não sairia da casa, porque sei que ele no fundo não quer abandona-la. Ja não é a primeira discussao, mais ela faz o mesmo teatro. Eu so quero Paz, meu olhos enchem de lagrimas, so de pensar que nao mereço ser citada na boca dela dessa forma. Eu sempre trabalhei, sempre estudei, pois quero muito um futuro diferente dos meus pais. Não traio meus esposo, não faço exigências pelas quais estejam fora de nosso orçamento. Sei que nao sou como ela nao cozinha, e talvez nunca seja, pois cozinha não é a minha maior paixão. Mais faço o que posso pra cuidar dele, da melhor forma possível, pois o Amo! Sinceramente não sei o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/23/2015

      VC não precisa se preocupar, acredite estou em uma situação muito parecida, minha sogra acha que ela e a mulher dele, e ta no direito de ficar cobrando as coisas, eu odeio quando ela foca querendo lavar a roupa dele e ficar colocando comida no prato essas coisas, mas por outro lado o que nos uniu foi o nosso amor to pouco me ligando pra ela pois ele sabe a megera que ela e e sempre esta do meu lado. Fique tranquila e peça direção a Deus.

      Excluir
  12. Anônimo9/07/2015

    Vou me casar no fim desse ano, e minha sogra é muito ignorante e briguenta, isso me preocupa. Tudo que eu falo ela tem uma resposta desagradável para me dar, isso está me dando nos nervos, falo com o meu noivo ele pede para eu ter paciência, mais as vezes é difícil. Uma vez na casa da praia tivemos uma briga feia, e pessoas me falaram que ela me criticava pelas costas, devido a esse e outro motivos, eu terminei meu namoro. Ficamos oito meses separados, voltamos tem dois meses e agora vamos nos casar. Sempre amei muito ele, porém fico pé atrás com minha futura sogra, ela pensa que não sei fazer nada, fica com ciúmes bobo. Acredito que ela não deveria querer comparar amor de mulher ou esposa com amor de mãe, é uma coisa bem diferente da outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10/03/2016

      É muito complicado mesmo! Eu quando comecei a namorar pensei que a minha sogra era um amor e em um final de semana fomos passar na casa dos tios do meu namorado chegamos lá comemos, brincamos e quando fiquei sozinha com a tia dele ela aproveitou para me aconselhar ela disse que com o tempo eu viria que a minha sogra não era o amor de pessoa que eu imaginava, dito e feito agora tenho 1 ano e 5 meses com o meu namorado e já conheci esse outro lado da minha sogra! Ela me tira dos nervos porque realmente ela é de lua! Ela grita com alguém e depois de cinco minutos trata essa pessoa normalmente eu não consigo ser assim! Já li varias dicas de como lidar com sogras assim mas decidi ignorar-la evito ao maximo de ir na casa dela e quando vou e ela me destrata eu fico na minha não me importo mais, sabe? Minha mãe sempre me diz que cada um só da o que tem e eu não serei falsa como ela é! Serei do jeito que eu sou afinal foi desse jeito que o meu namorado se apaixonou por mim.

      Excluir
  13. Nossa... Minha sogra é bem assim... Olha que estou casada à 6 meses. Não sei mais o que fazer... A gente já chamou ela pra conversar e ela disse q não se mete não... O pior é que eu trabalho com ela, queria muito largar o emprego, mas essa situação de crise não permite... Mas é o seguinte, ela quer controlar onde a gente vai, o que a gente faz, a gente não pode sair pra jantar, pra ir na casa dá minha mãe é preciso passar na frente dá casa dela, a gente tem que mudar o caminho pra ela não saber... Ela quer saber dos gastos, quanto a gente gasta, onde e por quê. A irmã dela percebeu essa intromissão dela é deu uns toques mas não resolve... Me ajuda. 😭😭😭

    ResponderExcluir
  14. Gente minha sogra é insuportável... E apesar de tudo ela ainda é minha chefa.... Queria largar o emprego, mas com essa crise, resolvi que seria burrice... Ela se mete em tudo, já chamamos ela para conversar e não resolveu, ela diz que ela não se mete, nunca se meteu, eu que estou inventando pra deixar ela é o filho dela de mal. A irmã dela já deu uns toques, mas não adianta. Ela quer controlar os nossos gastos, se a gente sai ou não, então quando a gente vai em algum lugar tem que ser escondido... Quando ela vem na minha casa ela repara se tá limpo, se tá sujo, se tá organizado, se eu lavei roupa, tipo ela chega olhando pras paredes, pro teto... E as indiretas dela meu Deus !!! De fulana que deixou o marido morrer de fome, que não lavava as roupas do marido.... Se ela é assim agora, com 6 meses de casada imagina quando eu tiver filhos 😱😱😱

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO BLOG