segunda-feira, 4 de março de 2013

CONSULTAR UM MÉDICO É ESSENCIAL PARA DIAGNOSTICAR DOENÇAS

 Levar informações, exames antigos e remédios ajuda muito na consulta.
Ginecologista explicou também os sintomas da endometriose e clamídia.

A consulta é o momento que o paciente tem para relatar todas as queixas e conversar bem com o médico - dessa maneira, o especialista pode diagnosticar várias doenças. Por exemplo, no caso da endometriose, doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero da mulher, o sintoma principal é uma dor intensa, mas de maneira geral, os sinais não são muito característicos e, por isso, as queixas e informações da paciente são muito importantes, como alertou o ginecologista José Bento no Bem Estar desta quinta-feira (28).
Geralmente, a mulher pode levar de 5 a 8 anos para ter um diagnóstico da endometriose e, em muitos casos, ela só descobre a doença quando percebe que está com dificuldade para engravidar. Para evitar essa demora, é essencial que ela fique atenta às mudanças em seu corpo, como dores durante a menstruação e sangramento irregular, e leve todas essas queixas ao ginecologista.
O QUE DIZER AO MÉDICO PARA
TER UMA BOA CONSULTA
*Quando dói?
*Onde dói?
*O que faz melhorar a dor?
*O que faz piorar a dor?
*Como é a sua dor?
*De 1 a 10, que nota você dá para a sua dor?
*O que você faz para diminuir a dor?
*Que remédios você toma e qual a dosagem?
Segundo o clínico geral Carlos Eduardo Pompilio, a melhor maneira de descobrir o que o paciente tem é ouvir tudo o que ele tem a dizer na consulta. A partir dessa conversa, o médico pode então pedir exames que permitirão diagnosticar não só a endometriose, mas diversas outras doenças.
Por isso, é importante que a relação entre a paciente e o médico seja a mais transparente possível, Em caso de pessoas mais velhas que não conseguem relatar claramente os sintomas, é importante sempre levar um acompanhante que conheça todo o histórico de saúde e possa ajudar na conversa com o médico.
Além de descrever os sintomas, é muito importante também explicar a dor (se for o caso), explicar as mudanças do corpo, contar as queixas, levar exames antigos e também dosagens e nomes de remédio que eventualmente toma (veja no quadro dicas para uma boa consulta). Em alguns casos, os médicos recomendam até mesmo levar as queixas anotadas em um caderno para que nada seja esquecido. Dado o diagnóstico e definido o tratamento, o paciente deve também esclarecer os nomes dos medicamentos e exames na frente do médico para não voltar para casa com dúvidas.
No caso da endometriose, caso o ginecologista suspeite da doença, ele pode pedir os exames de ultrassom pélvico, transvaginal e principalmente a laparoscopia pélvica, que conseguem detectar o problema. Segundo o ginecologista José Bento, essa doença não tem cura e pode causar infertilidade na mulher, ou seja, caso ela queira engravidar, a recomendação é que ela faça o tratamento para gravidez e não para a endometriose.
De acordo com o médico, a gestação pode inclusive melhorar os sintomas da doença. Em alguns casos, é indicada a cirurgia para aliviar as dores ou evitar que outros órgãos se comprometam.

Endometriose valendo (Foto: Arte/G1)

Os médicos falaram também sobre a clamídia, uma infecção que pode atingir não só as mulheres, mas também os homens. A principal dica de prevenção é o uso da camisinha; caso a pessoa faça sexo sem proteção, ela deve procurar imediatamente um médico para fazer exames já que a clamídia pode não dar nenhum sintoma. Ou seja, além de ter o risco de ter contraído a infecção, se o paciente não diagnosticá-la, pode correr o risco também de transmiti-la para outra pessoa.
Caso apareçam sintomas, no caso das mulheres, elas podem sentir dor ao urinar ou no pé da barriga, ter corrimento esbranquiçado sem cheiro, sangramento fora do período menstrual e dor ou sangramento durante a relação sexual. Nos homens, pode aparecer uma sensação de ardor e esquentamento ao urinar, podendo ter corrimento ou pus, e também dor nos testículos. O ginecologista José Bento alertou que, se não tratada, a clamídia pode causar infertilidade.
Por isso, assim como no caso da endometriose e diversas outras doenças, é importante também prestar atenção a essas mudanças no organismo que podem ser sinais de clamídia. De acordo com os médicos, qualquer informação ou queixa é válida para ajudar no diagnóstico de qualquer doença e o paciente tem sempre o direito de ser tratado com respeito, ser ouvido, ser examinado adequadamente e principalmente ser informado sobre o problema que tem e o tratamento que terá que fazer.
fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/falar-queixas-ao-medico-e-essencial-para-diagnosticar-doencas-veja-dicas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG