quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA CAMISINHA FEMININA E MASCULINA




Embora a camisinha seja um dos métodos contraceptivos mais divulgados, seu uso ainda está cercado de equívocos e preconceitos. Muitos ainda duvidam da importância do hábito de usá-la, geralmente porque não têm clareza sobre os riscos que podem correr. Ou então porque acreditam que a camisinha "atrapalha" a relação sexual. Veja algumas informações e orientações: Além de importante contraceptivo, a camisinha é um dos principais métodos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como Aids, gonorréia, sífilis, hepatite B, herpes genital, verruga genital (HPV), entre outras. São doenças sérias, que podem trazer uma série de riscos e complicações à saúde. Preveni-las depende muito da conscientização de cada um. Nesse processo, informação e camisinha, sem dúvida, são instrumentos bastante eficazes! As pessoas costumam alegar vários motivos para não usar camisinha: desconforto, confiança na parceira, vergonha, medo, entre outros.

No entanto, nenhuma dessas razões são suficientes quando se reconhece o risco que se pode correr,ainda mais se você for fazer com alguém que você não conheça. O uso da camisinha não deve causar constrangimentos, mas mostrar cuidado com a parceira ou parceiro sexual e consigo mesmo. O medo e a vergonha podem ser superados em virtude do benefício que pode ser alcançado com o uso do preservativo. Os homens costumam dizer que a camisinha atrapalha a ereção, porque é necessário fazer uma pausa para colocá-la. No entanto, é possível revestir o ato de colocar a camisinha de eroticidade. Os parceiros podem pensar várias formas criativas de estimular a ereção no momento em que param para revestir o pênis com o preservativo. Outro aspecto importante para garantir o sexo seguro é o diálogo: a conversa pode evitar constrangimentos e equívocos e preservar os bons momentos que o sexo pode proporcionar. 
Dicas sobre como usar o preservativo: - Retire o preservativo da embalagem individual somente no momento em que for usá-lo. - Não rasgue a embalagem com os dentes para não correr o risco de danificar a camisinha. - Mantenha a camisinha longe do sol e da umidade. - Não utilize o preservativo mais de uma vez. Em caso de dúvida sobre como usar o preservativo, procure um médico ou o profissional do núcleo de saúde do seu bairro.
fonte:http://www.sitemedico.com.br/site/saude/saudedohomem/6444-a-importancia-da-camisinha
                  CAMISINHA FEMININA
  A camisinha feminina é uma "bolsa" feita de um plástico macio, o poliuretano, que é um material mais fino que o látex do preservativo masculino. Essa bolsa recebe o líquido que o homem libera na relação sexual, impedindo o contato direto dos espermatozóides com o canal vaginal e com o colo do útero da mulher, evitando assim a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, a transmissão do HIV, e prevenindo a gravidez não planejada.

A bolsa tem 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro, sendo, portanto, bem mais larga que o preservativo masculino. Tem, porém, maior lubrificação. Na extremidade fechada existe um anel flexível e móvel que serve de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. A borda do outro extremo termina em outro anel flexível, que vai cobrir a vulva (parte externa da vagina).

Como usar :



Cuidados necessários ao usar a camisinha feminina 
- Usar a camisinha feminina desde o começo do contato entre o pênis e a vagina.
- Transar uma única vez com cada camisinha feminina. Usar a camisinha feminina mais de uma vez não previne contra as DST e gravidez.
- Guardar a camisinha feminina em locais frescos e secos.
- Nunca abra a camisinha feminina com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la.

fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/156camisinha_feminina.html

                                 CAMISINHA MASCULINA


Procedimentos de uso:

 Dar um nó na abertura da camisinha evita a possível contaminação do lixo, protegendo o ambiente e pessoas que poderão manuseá-lo. Além disso, a camisinha não deve ser jogada no vaso sanitário, pois poderá entupi-lo.


Cuidados necessários ao usar a camisinha masculina
- Abrir a embalagem somente quando for utilizá-la.

- Não utilize mais de uma vez a mesma camisinha.
- Existem no mercado várias marcas de preservativos que contêm espermicida, potencializando ainda mais o efeito contraceptivo desses.

fonte:http://sexualidadebemfalada.wordpress.com/2010/11/11/camisinha-masculina-e-feminina/

IMPORTANTE Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesse blog possuem apenas caráter educativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG