sexta-feira, 5 de outubro de 2012

OS TIPOS DE SOGRO



Conheça as principais características dos diferentes tipos de sogro e saiba como melhorar sua relação com ele

*Sogro “eu não estou nem aí”

É onde mora o perigo. Ele morre de ciúmes, se corrói por dentro, mas, não dá o braço a torcer, pois acredita que isso valorizará ainda mais o outro.

*Sogro turrão
Nada pode, nada está certo e tudo tem que ser feito de acordo com o que ele quer. E, por ter toda esta falta de flexibilidade, acaba sendo enganado.

*Sogro companheirão
Faz um monte de programas com o genro: vai ao futebol, assiste corrida Fórmula 1, convida para jogar bocha, tudo para deixar a filha o mais distante possível do malandro.

*Sogro falso moralista
Para ele, você é um canalha e não serve para a filha dele. Mas, ele nunca foi santo, não é fiel, não foi um bom namorado e – muito menos – um marido exemplar.

*Sogro chiclete
Aquele que gruda, faz todos os programas com o casal e, lógico, com a sogra junto. Convida para ir a shows, cinemas, fins de semanas na praia... Não larga do pé. Convida-se para tudo, com o objetivo de garantir a segurança da filhota.

*Sogro infantil
Esse é aquele que compete com o namorado da filha o tempo todo. Adora salientar que tudo ele faz melhor. Tenta convencê-la que o cara ideal deve ser como ele: jovial, bem-humorado, trabalhador, inteligente. Sua intenção é causar ciúmes no namorado.

Salve seu relacionamento

A melhor forma para se dar bem com o sogro é compreender algumas coisas: “Nunca se esqueça ele é pai da sua companheira e, em qualquer situação, para ele, a filha sempre terá a razão. Portanto, jamais reclame dela para o pai ou comente sobre alguma ex-namorada sua. Isso vai dar briga”. Por isso, não envolva o sogro nas brigas de casal. “Pisar no calo da filha é pisar por tabela no calo dele. Não se esqueça que ele é seu sogro, não seu pai. Não confunda as coisas”.

Quando a relação é ruim, evite atritos. “Desista de guerrear ou apontar defeitos. Existe ex-namorado, ex-marido, mas, ex-pai é impossível encontrar. Tente ser menos passional. E fale sobre tudo com ele, menos sobre sua vida de casal”, é sempre bom tentar quebrar o gelo. “Mesmo que não dê certo com ele, a mulher ficará feliz com essa atitude e você não deixará de marcar pontos a seu favor”.

Se o sogro mora com o casal, dá para ter harmonia, desde que o novo morador – seja ele quem for – conheça os limites do lar. “É preciso respeitar os horários das refeições, da televisão, das horas de dormir e acordar, dos passeios e compromissos sociais”. “O sogro, por sua vez, não deve se intrometer na vida do casal e na educação dos netos. O que, para ele, é muito difícil”.

Muitos casamentos acabam por causa da obrigação de ter encontros familiares toda semana. Portanto, negocie essa história de passar todos os domingos almoçando na casa dos pais dela. Isso também diminui os atritos. “É comum o sogro pegar no pé do genro para manifestar o que há dentro dele mesmo. Isso se chama ‘mecanismo de projeção’. Ele vê no marido da filha tudo aquilo que não consegue enxergar em si mesmo”. O conselho final para amenizar os conflitos é que cada um coloque-se no seu devido lugar, com limites e responsabilidades, sem imposições autoritárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG