sexta-feira, 5 de outubro de 2012

HOMEM TEM MAIS DIFICULDADE DE SE CUIDAR(UM ALERTA)




uma constatação surpreende: a ocorrência do câncer de próstata está maior que a de câncer de mama nas mulheres, pela primeira vez desde que o governo começou a medir.

Por quê?


Os homens não cuidam de si mesmos, muitas vezes por puro preconceito e por medo da própria fragilidade. Acostumados com a imagem de valentes e corajosos, esquecem que herói que é herói tem que ficar até o final da história, e pra isso é preciso saúde.

Dados do Ministério da Saúde:

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres, demoram mais para procurar um médico e suspendem o tratamento assim que percebem alguma melhora.

Se considerarmos que o estilo de vida responde por 75% da saúde das pessoas, não é difícil entender porque a cada dez pessoas com mais de cem anos, apenas duas são do sexo masculino: eles fumam quatro vezes mais que as mulheres; de cada seis homens que fazem uso do álcool, um fica dependente; a proporção entre as mulheres é de um a cada dez; 86% dos homens não consomem a quantidade adequada de frutas e hortaliças e 45,5% abusam de carnes gordurosas.

Importância do check-up

Os exames recomendados para as diversas faixas etárias masculinas controlam fatores de risco, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol e hipertensão arterial, e previnem muitas doenças. Esperar que os sintomas apareçam, qualquer que seja a doença, já reduz as chances de cura.

Testes de diagnóstico de rotina são a sua maior segurança.

A seguir está uma lista de doenças para as quais exames são recomendados. A tabela discute os testes de diagnóstico que geralmente são simples e seguros, e podem ajudar a detectar muitas doenças antes que se tornem prejudiciais.

Hipertensão
Hipercolesterolemia, Hiperlipidemia, Dislipidemia
Diabetes adquirida na idade adulta
Câncer de cólon e reto/Pólipos de cólon e reto
Câncer de próstata
Glaucoma
Melanoma e outros cânceres de pele
Câncer de bexiga

Câncer de Prostata

Testes ou Procedimentos:

Toque retal
PSA (antígeno prostático específico)

Quem deve fazer o exame e com que freqüência:

Todos os homens saudáveis devem se submeter toque retal anualmente, a partir dos 40 anos. O teste de PSA deve ser feito para complementar o toque, a partir dos 40 anos, até, no mínimo, 70 anos.

Homens com risco elevado de desenvolver câncer de próstata devem fazer os dois testes, a partir dos 40 anos. Os riscos incluem pessoas negras e histórico familiar.

Benefícios do diagnóstico precoce

O propósito dos exames é detectar precocemente, pequenos, ou até microscópicos, cânceres que estão na glândula da próstata. O tratamento precoce desses cânceres pode interromper o crescimento, prevenir a expansão, com grandes chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG