sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MENOPAUSA



            Vamos entender o que é MENOPAUSA

É o nome que se dá a ultima menstruação espontânea da mulher.Nesta fase os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progestógenos gradativamente até perderem de vez a capacidade de funcionar.Nessa fase ocorreram diversas modificações no organismo feminino que predisporão  o aparecimento e o agravamento de várias doenças.

Como sintomas e sinais as mulheres poderão sentir:  Insonia , sudoreses noturna,depressão,irritabilidade,ressecamento vaginal,dor no ato sexual,diminuição de atenção e memória e ondas de calor.

 A menopausa é um evento natural, que toda mulher, após certa idade, experimentará. Tem como característica principal a parada das menstruações e o aparecimento dos sintomas vasomotores, como os fogachos por diminuição da produção de hormônios femininos pelos ovários. O que são os fogachos da menopausa? Fogachos ou ondas de calor são definidos como uma sensação súbita e breve de calor, que se espalha pela região do tórax, do pescoço e da face, de intensidade e freqüência variáveis. Pode acontecer após palpitação, sensação de pressão na cabeça e ansiedade. São acompanhados, por vezes, de suores e sensação de frio. As ondas de calor podem interferir no bem-estar e na qualidade de vida das mulheres na menopausa. A isoflavona da soja ajuda a combatê-los? A maioria das observações sobre a isoflavona da soja nas ondas de calor é baseada em estudos realizados em regiões de alto consumo, como o Japão e a China.


Essa Carência estrogênica caracterizada como típica da menopausa , induzirá uma remodelação óssea desorganizada levando a um quadro de osteoporose ou osteopenia.Nesses casos o tratamento pode ser feito com alguns medicamentos ,que são utilizados como controladores da osteopenia, na prevenção da osteoporose humana.

Como age o medicamento?
Eles agem sobre o metabolismo ósseo da seguinte forma ,ao serem incorporados  na matriz óssea em mineralização juntamente como íons minerais como por exemplo o cálcio, as moléculas de bisfosfonato se tornam parte da estrutura óssea que no futuro sofrerá remodelação óssea   natural do esqueleto .


Mas as moléculas de bisfosfonatos quando são transportadas pelos Clastos(células responsáveis por reabsorção óssea) na transcitose induzem eventos bioquímicos capazes de iniciar a morte natural destas células  na qual as células são mortas por fragmentação estrutural, sem derramamento enzimático ou molecular que induza inflamação, reduzindo assim  o índice de reabsorção óssea e sua velocidade de remodelação.

Dessa forma ,a nossa preocupação deve estar voltada para  outros fatores como a saúde dos tecidos periodontais ,perda ósseas muito grandes,perdas dentais ,pacientes portadores de próteses , condição da saúde  geral do paciente, mas não esqueça é importante que você faça um acompanhamento médico.
Fica aqui a dica, pense nisso!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG