quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FALANDO SOBRE SEXO COM OS FILHOS


 Chega o momento dos pais falar sobre sexo com os filhos, é um dilema vivido por muitas famílias diariámente, principalmente quando eles não se dão conta que o tempo passou e que as crianças cresceram.
Alguns pais se esquivam na hora de falar sobre a sexualidade com seus filhos, ficam adiando o assunto mas o tempo é implacável não espera. Os filhos estão na maioria das vezes sedentos por informações e esclarecimentos, e se vier dos pais com certeza é melhor.
Jovens aproximadamente aos 18 anos, a maioria dos meninos e uma quantidade que vêm aumentando de garotas já tiveram pelo menos uma relação sexual. O que nos parecia distante, esta mais perto do que imaginamos.
Na realidade ainda existem constrangimento ao falar sobre sexo com os filhos. Somos seres com tabus, vindas de nossos antepassados, que também não tiveram muitas informações e, com isso passaram uma série de conceitos e preconceitos que deixam o sexo sem naturalidade.
Fica a cargo do pai e da mãe administrar as dificuldades sexuais, e passar a ser uma fonte de orientação e conduta, para seus filhos e assim eles serão conscientes de uma sexualidade espontânea e responsável.
Quanto mais os filhos receberem informações dos pais sobre sexualidade, vão ter um parâmetro melhor e irão desabrochar com mais tranquilidade e consciência, sem passar por grandes excitações e medos; essas informações em casa é o ideal.
O que ocorre é que muitas vezes os pais não conseguem conversar sobre sexo com seus filhos, eles por sua vez acabam buscando ajuda fora e as vezes elas vêm de forma inadequada.
  A palavra adolescência vem do latim adolescere que significa “fazer–se homem/mulher” ou “crescer na maturidade”. 

O início da adolescência é marcado entre 10/11 anos para as meninas, com a ação dos hormônios sexuais que provocam várias alterações, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Elas passam por mudanças referentes ao seu corpo, como aumento das mamas e dos pelos axilares e pubianos. Passam também por mudanças de humor, ficam mais frágeis e mais sensíveis.

 Já as alterações hormonais nos homens, são sentidas por volta dos 13 anos, e começa a ser percebida com o desenvolvimento do órgão sexual e algumas alterações em seu corpo também.
O adolescente passa por diversas mudanças e/ou transformações biológicas, a fim de encontrar uma definição de seu papel social determinado por seus padrões culturais do meio, e é nesse período que desencandea-se o súbito interesse sexual genital.

“A sexualidade é um aspecto central do bem estar humano, do começo ao fim da sua vida, envolvendo sexo, identidade de gênero, orientação sexual, erotismo prazer, intimidade e reprodução.” (Lima. Junia Dias de. 2007)
Os fatores estimuladores do exercício da sexualidade são biológicos, onde os hormônios (testosterona e estrogênio) promovem alterações no comportamento a nível cerebral e outro é psicossocial, representada pela idéia de conquista do outro. Sua autopercepção vai variar de acordo com o gênero. As mulheres buscam a felicidade, uma vida a dois, um casamento e uma família, preocupam-se com o corpo, como arma de sedução para a conquista do outro e os homens preocupam-se em conquista as mulheres e iniciar uma vida sexual com as mesmas.
A adolescência é marcada também com o interesse pelo sexo oposto. Hoje em dia com grandes inovações nas formas de relacionamento podemos citar o “ficar”. Os adolescentes encontraram uma forma de se relacionarem com uma alternativa mais flexível que o namoro. O “ficar” não exige compromisso, não tem cobranças, é um momento em que o adolescente faz suas descobertas, trocam carícias, intimidades e sensações do corpo. E como já é de nossa cultura o pensamento machista, o “ficar” tem significados diferentes de acordo com o gênero.
O índice de parceiros diferentes é relativamente mais alto para os homens do que para as mulheres. Os rapazes podem ficar com várias mulheres em uma só noite, e serão considerados os garanhões, essa atitude lhes trará um valor positivo, já as mulheres tendem a escolher seus parceiros a fim de conservar sua moral, por que uma vez que ela tiver uma atitude igual a do homem, isso lhe trará valores negativos. 

 IMPORTANTE: Se os pais tem dificuldade em conversar com seus filhos sobre sexo, e sentirem que eles estão precisando de ajuda , procure levá-los a profissionais, que eles ajudaram neste momento exercem papel importante. A informação e conscientização é tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG